A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tem na Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) um setor essencial para o funcionamento estratégico da instituição. Sob a liderança da pró-reitora Elenise Ribes Rickes, a Proplad busca consolidar uma cultura de planejamento e avaliação dentro da Universidade, além de aprimorar os processos administrativos em meio às mudanças legislativas e tecnológicas nas universidades públicas no Brasil.
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
A Proplad tem como missão garantir o planejamento e a administração necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da FURG. Dentre suas responsabilidades estão as ações integradas de gestão, a execução orçamentária, a aquisição de bens e serviços, a logística de materiais, a contabilidade, a avaliação institucional e a gestão documental.
A estrutura organizacional da Proplad conta com cinco diretorias e uma coordenação: a Diretoria de Administração Financeira e Contábil (DAFC), a Diretoria de Administração de Material (DAM), a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), a Diretoria de Planejamento (Diplan), e a Coordenação do Arquivo Geral (CAG).
Perspectivas e prioridades da Proplad
Com um histórico de dedicação e conhecimento da instituição, Elenise Ribes Rickes é a primeira servidorA a dirigir a Proplad. Ela assume uma pró-reitoria comprometida com o objetivo de fazer com que o planejamento estratégico da FURG, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), se torne cada vez mais um referencial nas ações das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
As prioridades da pró-reitoria também refletem os desafios do cenário nacional, como as mudanças na legislação e nos sistemas governamentais. De acordo com a pró-reitora, a Proplad pretende executar a política arquivística através do Sistema de Arquivos (SIARQ/FURG), e aprimorar o fluxo interno de aquisição de bens e serviços, garantindo maior eficiência e adaptação às exigências regulatórias e às necessidades contemporâneas.
Uma trajetória dedicada à FURG
Elenise Rickes tem uma longa trajetória na FURG. Desde sua entrada na universidade, em 16 de setembro de 1986, ela acumulou diversas experiências administrativas. Iniciando sua atuação na Divisão de Compras da Superintendência de Administração de Material e Patrimônio, Elenise desempenhou funções de liderança em diferentes áreas, como licitações, administração de materiais e infraestrutura universitária. Sua experiência inclui cargos como superintendente de administração de material e patrimônio (2001-2005), prefeita universitária (2011-2013) e diretora de administração de material (2013-2021). Nos últimos anos, de 2021 a 2024, atuou como assistente do pró-reitor da Proplad, constituindo ainda mais sua expertise em gestão administrativa.
O convite para que Elenise liderasse a pró-reitoria partiu da reitora Suzane Gonçalves e do vice-reitor Ednei Primel, que reconheceram sua ampla experiência e o conhecimento dos processos administrativos da FURG. “O que me fez decidir aceitar o desafio foi o fato de a Proplad ser formada por uma equipe muito comprometida com os objetivos da instituição”, conta a pró-reitora.