Aconteceu na tarde desta última terça-feira, 29, no Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), mais uma cerimônia de homenagem aos aposentados do último trimestre. O evento é fruto de uma parceria do Núcleo com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e a Reitoria. O propósito da atividade é promover afeto e proximidade entre a comunidade universitária, buscando celebrar a trajetória de cada pessoa que ajudou – e continua ajudando – a construir a Universidade.
FURG participa da inauguração da primeira loja Rosa Lilás do Estado
Passe Livre Estudantil agora atende alunos da FURG-SAP, que residem em Osório
Oceantec terá painel sobre inovação durante a 38ª Fenacan em Santo Antônio da Patrulha
A iniciativa prevê encontros trimestrais, ou quando a soma de aposentados atinge o número de dez servidores. Na ocasião, foram homenageados os servidores: Aldair Luiz Vieira; Antônio Domingues Brasil; Jeova Jose Medeiros de Freitas; Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer; Márcio Raimundo Milani; Mauro de Vasconcellos Real; Ressy Rossales de Lemos; Samanta Elizabeth Gouvea Fonseca; Sergio Simões de Freitas; e Vitor Mauro Fiori.
“Toda atividade humana propicia vínculos e nós temos vínculos com essa instituição”, Péricles iniciou a sua fala. Para o professor aposentado, a ação nasce da vontade institucional de não só homenagear os servidores da instituição, mas sim para que os vínculos de todos aqueles que fazem parte da FURG sejam reforçados, e, dessa forma, passado, presente e futuro possam coexistir de forma harmoniosa e, juntos, contribuindo para o fazer universitário.
Para Manoel, o momento é de alegria, não só por poder homenagear pessoas tão importantes e queridas para a FURG, mas por observar os frutos de um trabalho que ajudou a concretizar. “Eu acompanhei esse processo quando ele estava nascendo ainda, nos primeiros contatos com o Nume. Me lembro vividamente desses primeiros passos e da nossa vontade, enquanto Progep, de ajudar a tornar isso possível”, explica o gestor.
Para a reitora, esse é um momento muito especial para a Universidade, que foi pensado com muito carinho, reconhecendo não só a trajetória de cada servidor celebrado, mas a sua importância enquanto indivíduo. “Nesse processo de aposentadoria, é importante que vocês entendam que ainda fazem parte dessa instituição. Não é uma fase que se encerra, mas sim uma nova etapa. A FURG vai estar sempre aqui, de portas abertas.
“Não hesitem em vir ao CC, de aparecer na sala dos colegas, de ir na Progep tomar um cafezinho, ou, ainda, vir nas terças-feiras à tarde para as reuniões do Nume. Vocês sempre serão muito bem acolhidos aqui, porque essa é a casa de vocês”, concluiu Suzane.
Sobre o Nume
Constituído como um grande espaço de representatividade e memória da FURG, o Nume possui a finalidade de resgatar, preservar, difundir e facilitar o acesso à história da FURG. Atualmente o núcleo é o local em que simbolicamente o futuro e o passado da Universidade se encontram, a partir da recepção dos servidores públicos recém-ingressos, e do momento de agradecimento à dedicação dos servidores públicos aposentados.
A primeira edição do agradecimento aos aposentados aconteceu em dezembro de 2024, oportunidade em que foram homenageados 21 servidores aposentados da instituição. Ao longo de 2025, o Núcleo pretende homenagear aproximadamente 170 servidores aposentados em suas atividades.