PSICANÁLISE

Lexparte apresenta leitura de "O Seminário" de Lacan

Reuniões virtuais acontecem de janeiro até junho de 2023

Freud fundou a psicanálise a partir daquilo que uma de suas pacientes chamou de "talking cure", a cura pela fala, sendo este o principal instrumento de acesso à história de vida e ao material do inconsciente. Da fala para a linguagem, da linguagem para a arte, a literatura, o teatro e a poesia, o criador da psicanálise constituiu um campo do saber que tem na cultura o suporte fundamental para sua teoria do aparelho psíquico.

Notícias Relacionadas

Anos mais tarde, a psicanálise sofreria sua principal revolução com a obra do psiquiatra francês Jacques Lacan, que renovou a disciplina naquilo que chamou de "retorno a Freud": o saber psicanalítico funda-se no inconsciente como aquilo que está estruturado na linguagem. É na filosofia de Hegel, na leitura radical de Shakespeare e Sófocles, bem como na linguística estrutural de Saussure, Roland Barthes e Jackobson, bem como em estudos antropológicos e na língua chinesa, que Lacan formulará uma teoria do sujeito como um significante, como efeito discursivo da linguagem e que produz sua singularidade nesta.

No primeiro módulo de uma série de encontros semanais pela plataforma Zoom, o Laboratório de Arte e Psicanálise da FURG escolheu a leitura de "O Seminário - Livro 6: O Desejo e Sua Interpretação". As reuniões acontecem de 6 de janeiro até 2 de junho de 2023, às sextas-feiras, das 14h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lexpartelab@gmail.com.

 

Cartaz