EaD

Instituto de Ciências Humanas e da Informação divulga nova especialização a distância em Turismo e Desenvolvimento Regional para 2025

A iniciativa faz parte dos programas da Universidade Aberta do Brasil para capacitação de profissionais

 

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), anunciou a abertura de inscrições para o curso de Especialização em Turismo e Desenvolvimento Regional, que será ofertado na modalidade a distância (EaD) a partir do primeiro semestre de 2025. A iniciativa faz parte dos programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e busca contribuir para a capacitação de profissionais em uma área estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e cultural das regiões turísticas do estado do Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas
O curso tem como objetivo principal formar profissionais capacitados a implementar práticas sustentáveis e estratégias eficazes no turismo regional, promovendo benefícios ambientais, econômicos, sociais e culturais. Ele é voltado para bacharéis, gestores públicos, técnicos e pesquisadores que já atuam ou têm interesse em desenvolver projetos na área do turismo e em setores relacionados.

Estrutura do Curso

Com duração de três semestres e uma carga horária total de 360 horas, a especialização será realizada por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contará com momentos presenciais em polos de apoio localizados em Agudo, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande, Sapiranga, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

O conteúdo está dividido em módulos semestrais que abrangem disciplinas como Planejamento Regional, Inovação no Turismo, Marketing de Serviços Turísticos, História e Patrimônio Cultural, entre outras. O terceiro semestre será dedicado ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação de professores especializados.

A especialização dialoga diretamente com as demandas regionais de desenvolvimento turístico, alinhando-se às políticas públicas, como a Política Nacional de Turismo e o Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul. Entre os diferenciais do curso estão o uso de tecnologias digitais e a abordagem interdisciplinar, que possibilitam uma formação prática e teórica voltada à sustentabilidade, à cidadania e ao planejamento inovador.

O curso será coordenado pelas professoras Bruna Morante Lacerda Martins e Thaís Gomes Torres, ambas do Ichi. O corpo docente é composto por professores altamente qualificados, com vasta experiência em turismo, geografia e áreas afins.

Inscrições e Processo Seletivo

As inscrições estarão disponíveis por meio de edital público, e os candidatos deverão comprovar a conclusão de curso superior em Turismo ou áreas relacionadas. O processo seletivo incluirá a análise de documentos e critérios descritos no edital.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Hamilton Freitas