Ingresso

Inscrições abertas para processos seletivos para indígenas e quilombolas

Seleção integra o Programa de Ações Afirmativas da universidade

A FURG, por meio da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), divulga a abertura do período de inscrições para os processos seletivos específicos para ingresso de estudantes indígenas e quilombolas. As seleções integram o Programa de Ações Afirmativas da universidade. As inscrições podem ser realizadas até 28 de novembro, exclusivamente pelo site da Coperse.

Notícias Relacionadas
São oferecidas 20 vagas ao total, sendo divididas em dez para cada edital e direcionadas para cursos específicos. O ingresso é no primeiro semestre letivo de 2022. A lista prévia de inscrições homologadas será divulgada no dia 7 de dezembro, com período para recursos até o dia 9. A lista final será publicada no dia 10 de dezembro.

As provas de seleção ocorrem no dia 13 de fevereiro de 2022, nas cidades de Mostardas, Passo Fundo, Rio Grande e São Lourenço do Sul, com início às 14h e duração máxima de quatro horas. A listagem prévia, que inclui o nome do candidato e o local de prova, será divulgada até o dia 13 de dezembro, enquanto a definitiva será anunciada até 13 de janeiro de 2022. 

Em função da Covid-19 e respeitando os protocolos de segurança, a FURG poderá cancelar qualquer local de provas ou até adiar a realização das mesmas, caso seja constatada a falta de segurança para a realização nos municípios indicados no edital. 

Indígenas

Para candidatos indígenas, há oferta de dez vagas em diferentes cursos de graduação. Sendo eles: Medicina, Direito (uma vaga para o curso diurno e outra para o noturno), Administração, História Licenciatura, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Ciências Biológicas Licenciatura e Gestão Ambiental. 

Quilombolas 

Para os candidatos quilombolas são reservadas outras dez vagas, nos cursos de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Medicina, Enfermagem, Direito, Administração, História Licenciatura, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. 

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal