Nesta segunda-feira, 12, a Comissão Permanente do Processo Seletivo da FURG (Coperse) divulgou a abertura das inscrições para o processo seletivo próprio e para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), que vai até o dia 22 de janeiro. O edital, que estabelece as normas para o ingresso em cursos de graduação presencial nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, está disponível no site da Coperse, disponível aqui.
Novo espaço da Feira e-COO no Cassino funcionará até março
Em ato solene, FURG e Hospital Universitário celebram conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde
Universidade empossa nova superintendência do HU-FURG/Ebserh nesta quinta-feira, 29
Com 205 vagas disponíveis, os interessados poderão inscrever-se para os cursos de Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras (Português/Literatura), no campus de São Lourenço do Sul; e Administração, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Ciências Exatas, Engenharias (Agroindustrial Agroquímica, Indústrias Alimentícias e Produção) e Tecnologia em Processos Químicos, no campus de Santo Antônio da Patrulha.
A seleção dos candidatos ocorre por meio da análise do histórico escolar, com peso de 70% da nota final, que analisa o desempenho do estudante em Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio; e uma carta de apresentação, com peso de 30%, contendo uma apresentação sobre a sua trajetória acadêmica e profissional, bem como as suas expectativas para o curso.
Cabe ressaltar que o edital estabelece regras importantes que devem ser observadas pelos candidatos. Cada participante poderá se inscrever em apenas um curso, sendo vedada a acumulação de vagas. A Carta de Apresentação tem caráter eliminatório, e candidatos que obtiverem nota inferior a 2,0 pontos serão automaticamente desclassificados.
Também não é permitida a ocupação simultânea de duas vagas em instituições públicas de ensino superior. A convocação dos aprovados será divulgada juntamente com a classificação final, e o não encaminhamento da solicitação de matrícula dentro do prazo estipulado resultará na exclusão do candidato do processo seletivo.
As inscrições para o processo seletivo próprio devem ser realizadas até o dia 22 de janeiro, exclusivamente pelo site da Coperse. Na ocasião, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e o questionário socioeconômico, além de anexar a documentação exigida, que inclui documento de identificação com foto e CPF, certificado e histórico escolar do ensino médio, comprovantes de quitação eleitoral e de serviço militar, quando aplicável, e a Carta de Apresentação. O texto deve ser escrito de próprio punho, com caneta azul ou preta, seguindo o modelo e as demais exigências indicadas no edital.
A lista final com as inscrições homologadas será divulgada no dia 4 de fevereiro, seguida pela lista de classificação final, no dia 19. O período para solicitação de matrícula online acontece de 20 a 22 do mesmo mês, com o início das aulas previsto para 2 de março.
Ledoc
Com 30 vagas, o processo seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (campus de São Lourenço do Sul) prioriza moradores de áreas rurais, quilombolas, indígenas e profissionais que já atuam em escolas do campo. A graduação utiliza a pedagogia da alternância, dividindo o aprendizado entre períodos intensivos na Universidade e atividades práticas nas comunidades de origem.
A classificação dos candidatos baseia-se na análise do histórico escolar, que também representa 70% da nota final; além da carta de apresentação manuscrita, referente a 20% da nota final; e na comprovação de vínculo com o meio rural, referente a 10% da nota final. Todo o procedimento de inscrição e envio de documentos ocorre exclusivamente pela internet, no site da Coperse, até o dia 22 de janeiro.
A lista com a classificação geral será divulgada no dia 11 de fevereiro, seguida pela classificação final e convocação, no dia 19. O período para solicitação de matrícula online acontece de 20 a 22 do mesmo mês, com o início das aulas previsto para 2 de março.
Além das vagas de ampla concorrência, ambos os processos seletivos também estabelecem diversas modalidades de cotas sociais e raciais para garantir a inclusão e o amplo acesso ao ensino superior.