Com o tema Direitos Humanos e Emergências Climáticas, inicia na terça-feira, 2, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a 5ª edição do Fórum Internacional de Direitos Humanos da Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Na noite desta segunda-feira, 1º, às 20h, o show "Estrela, Estrela", do cantor Vitor Ramil, antecede a abertura do Fórum, como pré-evento, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Sul (Cidec-Sul), Campus Carreiros.
FURG divulga editais dos processos seletivos específicos
CCMar sedia primeira reunião da Comissão Especial de Saúde Mental do RS
FURG lança nova política de Tecnociência Solidária durante evento nesta terça-feira, 25
Pesquisadores e estudantes de diversos países da América Latina discutirão os desafios contemporâneos impostos pela crise ambiental global e suas implicações para os direitos fundamentais das populações, especialmente as mais vulneráveis. A FURG foi escolhida como sede desta edição devido â relevância do tema em estados insulares e costeiros e à experiência da universidade em eventos climáticos extremos, como as inundações que afetaram o Rio Grande do Sul em 2024.
A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM foi criada em 2020 para promover uma cultura de direitos humanos por meio da integração de pesquisadores e o Fórum é realizado desde 2021 para fomentar discussões sobre democracia, desenvolvimento e justiça social. A programação desta edição inclui palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho temáticos, eventos culturais e mostra fotográfica.
Abertura
A recepção, acolhida e cadastramento dos participantes está prevista para a noite da terça-feira, 2, às 18h, no Cidec, seguida de atividade cultural, com o Grupo Jazz FURG, às 19h, e da solenidade de abertura oficial às 19h30.
Após, às 20h, será realizado o painel de abertura “Construindo Políticas Públicas em tempos de Emergências Climáticas”, com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS); o defensor público da União, Daniel Cogoy, da Defensoria Regional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul (DRDH-RS); o secretário municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Antônio P. Soler (Rio Grande); e a profª. drª. Letícia Albuquerque, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A mediação será do prof. dr. Renato Duro Dias, da Faculdade de Direito (Fadir/FURG) e coordenador geral do 5º Fórum.
Encerramento
A programação encerra na quinta-feira, 4, a partir das 18h, com painel de encerramento e apresentação síntese dos Grupos de Trabalho, no Cidec. Os Grupos de Trabalho (GTs) serão realizados inteiramente na quarta-feira, 3, das 14h às 17h30, no Prédio 5 do Campus Carreiros. Os GTs desta edição estão distribuídos em cinco eixos temáticos: Educação Ambiental e Emergências Climáticas; Justiça Ambiental, Desigualdades Sociais e Racismo Ambiental; Direitos Humanos, Emergências Climáticas e Gênero; Extensão Universitária em Tempos de Emergências Climáticas; e Direitos Humanos, Emergências dos Direitos da Natureza e Políticas Públicas.
A programação completa e mais informações podem ser conferidas AQUI.