ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ineesol presta apoio técnico à 7ª Festa da Semente Crioula e à 2ª Feira Regional da Economia Solidária

Eventos acontecem neste sábado, 16, em Seberi/RS

Foto: Divulgação

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), será responsável por prestar apoio técnico à 7ª Festa da Semente Crioula e à 2ª Feira Regional da Economia Solidária de Seberi/RS, por meio do projeto de extensão "Feiras da Agricultura Familiar: processos associativos para fortalecimento da pequena produção".

Notícias Relacionadas
Os eventos acontecerão simultaneamente neste sábado, 16, a partir das 9h, na sede da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio), localizada na Linha Tesoura, a 2km da BR 386. Seus principais objetivos são contribuir para o debate e a disseminação da agrobiodiversidade e da economia solidária, além da reinserção dessas temáticas dentro das prioridades de políticas públicas.

A incubadora da FURG será responsável por viabilizar a estrutura da feira, que contará com 40 expositores. A Ineesol também realizará um levantamento socioeconômico junto aos feirantes, com o objetivo de construir um mapeamento sobre suas formas de trabalho e organização, e aspectos sobre a inserção das políticas públicas junto às agricultoras e os agricultores familiares. Além disso, promoverá a distribuição de materiais de divulgação da universidade, seus campi e cursos ofertados.

Para a docente Márcia Umpierre, uma das coordenadoras da Ineesol, a feira é um momento importante, pois representa a primeira atividade organizada em conjunto pela incubadora com o Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA), em uma parceria que está sendo estabelecida. “Nossa expectativa com essa feira são as melhores, porque além da comercialização, é uma feira que difunde o cultivo e a troca de sementes crioulas. É uma parceria com o MPA e a gente tem toda uma discussão voltada para os empreendimentos da economia solidária e do cooperativismo. Com isso a gente potencializa a abertura da incubadora junto a um outro movimento social tão importante no estado”.

Integram a realização dos eventos a Cooperbio, o MPA, a Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), a Prefeitura Municipal de Seberi, a FURG e o MDA.

Além da 2ª Feira Regional da Economia Solidária de Seberi, em 2024 a Ineesol já foi responsável por organizar as feiras da 34ª Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul/RS; da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, de Sarandi; da 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Capão da Canoa, e da Feira Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), de Pontão.

Confira a programação
Sábado - 16/03
9h
- Início das Atividades com Feira Agroecológica, recebimento de semente e mudas para
troca, apresentação culturais e de artistas populares.
10h30
- Pronunciamento das autoridades Presentes
- Palestra/Debate sobre “08 de março e a Luta das Mulheres”
- Debate sobre a Economia Solidária na Agricultura Familiar Camponesa
- Culto Ecumênico.
12h30
- Almoço Camponês agroecológico: Resgate da alimentação saudável
(Cardápio: Porco no tacho, mandioca, polenta, molho de galinha caipira, arroz e saladas
variadas)
14h00
- Troca das sementes e mudas entre os participantes
- Sorteio de rifa
- Premiação da família que trouxer para doação a maior variedade de sementescrioulas
e mudas de plantas medicinais.
15h00 – Apresentações e Festejos culturais camponês