A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), será responsável por prestar apoio técnico à 7ª Festa da Semente Crioula e à 2ª Feira Regional da Economia Solidária de Seberi/RS, por meio do projeto de extensão "Feiras da Agricultura Familiar: processos associativos para fortalecimento da pequena produção".
15ª Parada Livre acontece neste final de semana
Faurg inaugura nova sede no campus Carreiros
Cerimônia de Transmissão do Cargo de Reitor acontece nesta quarta, 15, no Cidec-sul
A incubadora da FURG será responsável por viabilizar a estrutura da feira, que contará com 40 expositores. A Ineesol também realizará um levantamento socioeconômico junto aos feirantes, com o objetivo de construir um mapeamento sobre suas formas de trabalho e organização, e aspectos sobre a inserção das políticas públicas junto às agricultoras e os agricultores familiares. Além disso, promoverá a distribuição de materiais de divulgação da universidade, seus campi e cursos ofertados.
Para a docente Márcia Umpierre, uma das coordenadoras da Ineesol, a feira é um momento importante, pois representa a primeira atividade organizada em conjunto pela incubadora com o Movimento dos Pequenos Agricultores e das Pequenas Agricultoras (MPA), em uma parceria que está sendo estabelecida. “Nossa expectativa com essa feira são as melhores, porque além da comercialização, é uma feira que difunde o cultivo e a troca de sementes crioulas. É uma parceria com o MPA e a gente tem toda uma discussão voltada para os empreendimentos da economia solidária e do cooperativismo. Com isso a gente potencializa a abertura da incubadora junto a um outro movimento social tão importante no estado”.
Integram a realização dos eventos a Cooperbio, o MPA, a Associação Nacional da Agricultura Camponesa (Anac), a Prefeitura Municipal de Seberi, a FURG e o MDA.
Além da 2ª Feira Regional da Economia Solidária de Seberi, em 2024 a Ineesol já foi responsável por organizar as feiras da 34ª Festa Nacional da Uva, de Caxias do Sul/RS; da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, de Sarandi; da 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Capão da Canoa, e da Feira Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), de Pontão.
Confira a programação
Sábado - 16/03
9h
- Início das Atividades com Feira Agroecológica, recebimento de semente e mudas para
troca, apresentação culturais e de artistas populares.
10h30
- Pronunciamento das autoridades Presentes
- Palestra/Debate sobre “08 de março e a Luta das Mulheres”
- Debate sobre a Economia Solidária na Agricultura Familiar Camponesa
- Culto Ecumênico.
12h30
- Almoço Camponês agroecológico: Resgate da alimentação saudável
(Cardápio: Porco no tacho, mandioca, polenta, molho de galinha caipira, arroz e saladas
variadas)
14h00
- Troca das sementes e mudas entre os participantes
- Sorteio de rifa
- Premiação da família que trouxer para doação a maior variedade de sementescrioulas
e mudas de plantas medicinais.
15h00 – Apresentações e Festejos culturais camponês