HIV/AIDS

HU-FURG lança TeleAdesão Infectologia

A ferramenta visa atender e orientar as pessoas que vivem com HIV/aids

O Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está lançando o TeleAdesão Infectologia. A iniciativa visa dar atendimento personalizado às pessoas que vivem com HIV/aids e orientá-las sobre o tratamento (início, retorno e troca de terapias), bem como enviar materiais informativos e educativos.

 

Notícias Relacionadas
A nova ferramenta é exclusiva para esclarecer dúvidas relacionadas ao tratamento antirretroviral (medicamentos) e beneficiará os cerca de cinco mil pacientes atendidos no SAE Infectologia. O atendimento é realizado pelo número (53) 3233.8844, com funcionamento de segunda-feira a quinta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Durante esse horário, os pacientes podem fazer chamadas ou mandar mensagens utilizando o WhatsApp. O atendimento é realizado pelas enfermeiras do Ambulatório, Maiba Mikhael Nader e Joice Simionato Vettorello. É importante ressaltar que não serão repassados resultados de exames ou realizados agendamentos via WhatsApp.

 Sobre o SAE Infectologia

O Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia) está localizado no 2º andar do Prédio Anexo, Acesso 7, e presta assistência aos pacientes portadores de doenças infecciosas, além de ser referência para o tratamento HIV/Aids, para 21 municípios do Sul do Estado. O Serviço possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em diversas áreas: infectologia, ginecologia, obstetrícia, nutrição, proctologia, nefrologia, urologia, dermatologia, neurologia, neurocirurgia, psiquiatria, cardiologia, pediatria, enfermagem, psicologia, assistência social e fisioterapia. Os profissionais prestam atendimento especializado e oferecem assistência de acordo com o grau de complexidade da enfermidade e necessidades do indivíduo. No SAE são realizados: acolhimento e aconselhamento pré e pós-teste para HIV; diagnóstico, consultas de adesão e internações.

 Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.