O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, no final de julho, os novos equipamentos de mamografia digital (fixo) e de raio-X digital (dois aparelhos fixos e um móvel) da Unidade de Diagnóstico por Imagem. Para instalar os equipamentos, o Hospital está realizando obras de adequação de sua infraestrutura. A conclusão do trabalho está prevista para setembro, quando entrarão em funcionamento os equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento dos exames de imagem do HU-FURG/Ebserh.
FURG assina contrato de adesão aos serviços da operadora de planos de saúde Geap
Infectologista do HU-FURG esclarece as principais dúvidas sobre Mpoxmpox
Em nota, FURG comenta sobre decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Os equipamentos adquiridos são de tecnologia totalmente digital, trazendo ao HU-FURG/Ebserh e para a população atendida via Sistema Único de Saúde (SUS) o que há de mais moderno em equipamentos de imagem. Entre os benefícios apresentados, está redução no tempo de aquisição das imagens durante o exame, de 10 para um minuto para realização de um exame de raio-x, pois com a tecnologia digital a imagem é visualizada pelo profissional técnico em radiologia no mesmo instante da aquisição, sem a necessidade de um processamento. O mesmo verifica-se para a mamografia, que passará dos atuais 15 minutos para apenas cinco para cada exame. "Com essa modernização, espera-se aumentar a quantidade de atendimentos. Além disso, a melhora da qualidade das imagens é significativa, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e preciso", destaca o físico da Unidade, Alexandre Capaverde.
As melhorias na Unidade de Diagnóstico por Imagem foram custeadas com recursos descentralizados pela Ebserh (R$ 5,9 milhões) e, também, com verbas repassadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal do Rio Grande (R$ 2,1 milhões), por meio de acordo judicial que permite a reversão de multas em benefício do HU-FURG/Ebserh. A nova Ressonância Magnética está em uso desde fevereiro deste ano, atendendo aos pacientes internados, nos casos de urgência e emergência. Além disso, o HU-FURG/Ebserh investiu na modernização de sua estrutura cirúrgica.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.ma (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.