DIVERSIDADE

Gese comemora 20 anos como símbolo de luta e resistência

Celebrações incluem seminários e lançamentos de livros e vídeos ao longo do ano

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da FURG está completando 20 anos em 2022. Ao longo desse período, o coletivo buscou promover discussões sobre corpos, gêneros e sexualidades, no espaço da escola, da universidade e também em outros espaços educativos, "o que tem sido um movimento de luta e resistência, principalmente nos últimos anos, em que há um cerceamento e controle dessas discussões", conforme observa a coordenadora Paula Ribeiro.

Notícias Relacionadas

O Gese tem procurado, nas suas diversas atividades, problematizar as desigualdades de corpos, gêneros e sexuais, estimular o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando o convívio social e o pluralismo. O grupo promove ações que visam a promoção de uma educação para a sexualidade em diferentes espaços sociais – escola, universidade, nas mídias – o combate ao sexismo, ao racismo, à misoginia, LGBTQIfobia, entre outras manifestações de preconceito e discriminação.

"Frente aos discursos presentes nas escolas e em outras instituições sociais sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, consideramos importante refletir sobre essas temáticas na educação básica e superior", aponta a professora Paula. "É importante que possamos discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais, como as diversidades/pluralidades – étnico raciais, de gênero, sexuais, de classe, geração, religião, dentre outras – a homofobia, as configurações familiares, os prazeres, os desejos, as infecções sexualmente transmissíveis, a Aids, os usos dos corpos, entre outras", complementa a coordenadora. Ao longo de seu percurso e através de suas ações de ensino, pesquisa e extensão, o grupo procurou investigar e questionar as assimetrias sociais em decorrência das configurações assumidas pelos gêneros, pelas classes, pelas raças/etnias e pelas identidades sexuais.

As comemorações dos 20 anos iniciam no próximo dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, dia escolhido pelo grupo como sendo a data de sua criação. Será realizado o lançamento de dois livros: "(Re)Existir, (Re)Inventar, Pesquisar: Entrelaçamentos de Corpos, Gêneros e Sexualidades", organizado por Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Corpes Magalhães e Raphael Albuquerque de Boer, e o livro "Estratégias de Resistência nas Escolas: Experiências com o Debate de Gênero e Sexualidade", organizado por Juliana Lapa Rizza e Gisele Ruiz Silva. Nesse dia será realizada uma live do lançamento com a participação de autores/as.

Em junho, acontece o lançamento do Dossiê “Ensino, Pesquisa e Extensão: a Indissociabilidade nas Experiências dos Grupos de Pesquisa” na Revista Diversidade e Educação, organizado pelas professoras Juliana Ribeiro de Vargas (Ulbra) e Nádia Geisa Souza (Ufrgs).

Também serão lançados, durante o ano, dois vídeos. Um deles terá como propósito contar a história do grupo Transformando Vidas, que é o grupo formado por integrantes do Gese, alunos/as trans da universidade e de outras instituições e profissionais da saúde e outras áreas. O outro vídeo abordará o projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Ao longo do ano haverá várias lives com palestras sobre os temas corpos, gênero e sexualidades nas infâncias, juventudes, formação de professores/as, cinema, gênero e ciência.

Em setembro, nos dia 14 a 17, acontecem o VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e o IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade, com o tema Memórias, Lutas e Insurgência nas Educações. O evento será totalmente online, e mais informações podem ser acessadas na página oficial.

As atividades se encerrarão no mês de novembro, com a realização do Seminário Integrador do Gese e da VIII Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero.

Festa

No último dia 23 de janeiro, uma festa realizada na casa noturna Heaven, no balneário Cassino, deu a largada para as comemorações de aniversário do Gese.

Sobre o Gese

O grupo é composto por pesquisadoras/es, bolsistas de iniciação científica, mestrandas/os, doutorandas/os, pós-doutorandos/as e acadêmicos/as da FURG e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa – Campus Uruguaiana), como também por profissionais da educação básica dos municípios do Rio Grande e de Uruguaiana. Também possui acordos de cooperação científica e acadêmica com instituições brasileiras e estrangeiras.

O grupo possui quatro linhas de pesquisa: “Corpo, gênero e sexualidade na perspectiva dos Estudos Culturais”, coordenada pela professora Paula Ribeiro; “Gênero e ciência nos espaços educativos”, sob a coordenação da professora Joanalira Magalhães; “Relações de gênero e feminismos na educação”, cuja responsável é a professora Graziela Rinaldi da Rosa; e “Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais no Cinema e outras Mídias”, coordenada pelo professor Raphael de Boer.

Ao longo dos anos de atuação, o Gese publicou uma série de livros voltados à diversidade e suas vertentes. Alguns desses materiais tiveram mais de uma edição e estão disponíveis, para acesso público, no repositório institucional da FURG. Como uma alternativa para compartilhar suas produções, o grupo tem um canal de podcast, disponível neste link, a fim de que profissionais da educação e familiares, entre outras pessoas, possam utilizar esses livros a fim de promover um educação voltada aos direitos humanos, tendo como pauta as discussões de gênero e sexualidade. Esta é mais uma parceria do Gese com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD).