Entre os dias 13 e 15 de maio de 2025, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sediará o Seminário e Oficina do Projeto de Avaliação dos Efeitos de Desastres Naturais Decorrentes das Mudanças Climáticas nas Espécies Ameaçadas no estado do Rio Grande do Sul, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
Kata Consultoria Júnior apresenta resultados e reforça parceria com direção do campus FURG‑SAP
O projeto tem como objetivo principal planejar e implementar ações de análise e monitoramento dos impactos climáticos sobre espécies ameaçadas registradas nas áreas afetadas pelos recentes desastres no estado. Compreender esses efeitos é essencial para a elaboração de estratégias eficazes de prevenção, mitigação e recuperação, com foco na conservação da biodiversidade, em especial das espécies e ambientes que são foco dos Planos de Ação Nacional para Conservação das Espécies ameaçadas de Extinção.
O evento contará com cerca de 60 participantes, entre analistas ambientais, pesquisadores e gestores de Unidades de Conservação. A programação inicia com um seminário público, voltado à divulgação do projeto para a sociedade, e prossegue com uma oficina técnica de integração entre os centros de pesquisa do ICMBio, voltada ao alinhamento de cronogramas, metodologias e análises, garantindo a eficácia da execução do projeto ao longo dos seus três anos de duração.