Entre os dias 13 e 15 de maio de 2025, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sediará o Seminário e Oficina do Projeto de Avaliação dos Efeitos de Desastres Naturais Decorrentes das Mudanças Climáticas nas Espécies Ameaçadas no estado do Rio Grande do Sul, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Felipe Wienke e Elisa Celmer tomam posse como diretor e vice-diretora da Faculdade de Direito
Instituto de Educação recebe primeira reunião do Nume fora da sua sede
FURG e Prefeitura de São Lourenço do Sul assinam protocolo de intenções para intensificar ações de prevenção de eventos extremos
O projeto tem como objetivo principal planejar e implementar ações de análise e monitoramento dos impactos climáticos sobre espécies ameaçadas registradas nas áreas afetadas pelos recentes desastres no estado. Compreender esses efeitos é essencial para a elaboração de estratégias eficazes de prevenção, mitigação e recuperação, com foco na conservação da biodiversidade, em especial das espécies e ambientes que são foco dos Planos de Ação Nacional para Conservação das Espécies ameaçadas de Extinção.
O evento contará com cerca de 60 participantes, entre analistas ambientais, pesquisadores e gestores de Unidades de Conservação. A programação inicia com um seminário público, voltado à divulgação do projeto para a sociedade, e prossegue com uma oficina técnica de integração entre os centros de pesquisa do ICMBio, voltada ao alinhamento de cronogramas, metodologias e análises, garantindo a eficácia da execução do projeto ao longo dos seus três anos de duração.