Está programada para os próximos dias 16 e 17 de outubro, a realização da 17ª Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha. O projeto de extensão, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande é fruto de uma parceria entre a FURG SAP e a prefeitura municipal.
FURG sedia o 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil e 21º Seminário Institucional do Pibid
FURG participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CCMar realiza lançamento oficial do TransTech
De lá para cá, foram muitos encontros, e nos meses de julho, junho e agosto, as escolas realizaram suas próprias mostras, com trabalhos que levarão para o grande evento que acontece neste mês. Professores da FURG e de outras instituições participaram do processo também como avaliadores. Os proponentes do projeto incentivam as escolas a realizarem as suas próprias mostras do conhecimento, seguindo o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O projeto de extensão envolve mais de 50 escolas públicas da cidade de Santo Antônio da Patrulha busca incentivar o desenvolvimento de projetos investigativos, estimulando o interesse de estudantes e professores, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, pela Ciência de forma criativa, colaborativa, crítica e inovadora.
No contexto da MCCSAP são desenvolvidas inúmeras atividades, durante o ano, de incentivo à cultura científica, tais como: palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas para professores, gestores e estudantes da Educação Básica. A MCCSAP é resultado da parceria entre Universidade Federal do Rio Grande – campus SAP (FURG-SAP) e Secretaria Municipal de Educação de SAP (SEMED), mas principalmente do entrelaçamento entre professores da universidade, professores da Escola, estudantes da
Conforme o professor Charles Guidotti, coordenador do projeto, a Mostra, além de fomentar a criatividade e a inovação pedagógica, é um importante agente na região de divulgação e popularização científica. Trata-se de uma ação de extensão ligada ao IMEF e desenvolvida a partir do Centro de Inovação e Pesquisa Educacional (CIPE), consolidando-se como um espaço de integração entre universidade, escolas e comunidade.