INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

FURG sedia o 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil e 21º Seminário Institucional do Pibid

Evento reuniu cerca de 500 participantes, entre professores, estudantes e pesquisadores da área da educação de diversas instituições

Foto: Fernando Halal/Secom FURG

 A FURG promoveu um grande encontro sobre formação de professores no Cidec Sul (Campus Carreiros) nesta sexta-feira, 10. Trata-se do 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil e o 21º Seminário Institucional do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), evento que reúne cerca de 500 participantes, entre professores, estudantes e pesquisadores da área da educação de diversas instituições (FURG, Unipampa, UFRGS, UFPel e UFSM) com o objetivo de fortalecer os cursos de licenciatura e a formação continuada de professores, reafirmando o compromisso da Universidade com uma educação pública, democrática e de qualidade.

Notícias Relacionadas
A programação, que teve início pela manhã, incluiu conferências, rodas de conversas, ateliês e experiências educativas A programação contou com conferências em que os participantes compartilharam práticas, pesquisas e reflexões sobre o fazer docente.
A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da FURG Edinei Primel, da pró-reitora de Graduação Simone Freire, do coordenador institucional do Pibid professor Charles dos Santos Guidotti, da presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP) Cristiane Antonia Hauschild Johann e da Secretária de Município da Educação Cleusa Dias. A reitora da FURG Suzane Gonçalves, não pode estar presente por motivo de viagem, mas gravou um vídeo no qual destacou o impacto que o Pibid representou nos estudantes para a sua formação nas licenciaturas. "Ele é enorme, pois já coloca os estudantes em contato com o cotidiano da escola, com a realidade escolar e fazendo com que já vão percebendo todas as discussões acadêmicas que são realizadas nas disciplinas e no contexto da escola. Além disso, é fundamental pensarmos no âmbito das políticas públicas. O Pibid é um programa que precisa ser institucionalizado nacionalmente, institucionalizado no sentido de ser para todos, institucionalizado no sentido de não depender mais de editais e esta é uma luta que tanto os coordenadores do Pibid quanto as universidades vêm fazendo, e eu, hoje, como membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes, tenho feito essa defesa de que o Pibid seja um programa permanente e que ele cada vez mais atenda os estudantes das licenciaturas de forma que a gente um dia possa tê-lo universalizado", enfatizou a reitora.

O professor Charles dos Santos Guidotti, coordenador do evento, agradeceu o empenho da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em promover não só o Congresso e o Seminário, mas também atender todas as demandas do Pibid. Ele também saudou a presença de coordenadores, professores-supervisores, coordenadores de área e os estudantes de iniciação à docência. "Hoje, na FURG, são 330 estudantes compondo o Pibid, essa grande comunidade que está em formação inicial e continuada", destacou.
A secretária de Educação Cleusa Dias falou sobre o papel dos professores, dos coordenadores e dos estudantes que integram o Pibid. "Como secretária de Educação, neste momento, eu apoio, eu sempre falo da importância deste programa de formação para a escola, para os estudantes da universidade, para os nossos estudantes. Ele resulta na melhoria da qualidade do processo de ensinar e aprender, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes", afirmou.

O vice-reitor Edinei Primel disse que a FURG é uma universidade multicampi e que ficou muito feliz de ter este evento no Campus Carreiros, representando a multicampia da  instituição. "Nós temos aqui a participação efetiva no programa Pibid em todos os campi da nossa Universidade. Isso é um grande avanço, uma grande conquista institucional e também para os territórios onde a nossa Universidade está inserida. E a FURG tem uma responsabilidade e um compromisso com esses territórios, para que possamos atuar de forma diferenciada, decisiva, na forma de melhorar a qualidade de vida e a formação dos nossos estudantes nesses territórios. E o Pibid, sim, faz isso, faz muito bem, faz a diferença. Nós não podemos regredir, retroceder nesses processos", ressaltou Primel.

A presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid Cristiane Johann falou sobre o quanto é importante para a FURG receber dois eventos que expressam o compromisso da Universidade com a formação inicial e com a formação continuada reafirmando a importância da docência como uma prática transformadora. "O Pibid é um espaço de troca de saberes, de experiências e, ao mesmo tempo, de aproximação da Universidade com a escola".

 

 

Galeria

Fernando Halal/ Secom FURG