Na próxima sexta-feira, 19 de fevereiro, o município do Rio Grande completa 284 anos. Para celebrar, serão realizadas as tradicionais cerimônias de Te Deum e da Ordem de Silva Paes. Considerando os protocolos de não aglomeração devido à Covid-19, as cerimônias serão transmitidas no canal da FURG no YouTube a partir das 17h.
FURG SAP receberá mais uma edição da Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha
FURG sedia o 1º Congresso de Formação de Professores do Extremo Sul do Brasil e 21º Seminário Institucional do Pibid
FURG participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Os homenageados
Admitido na Ordem de Silva Paes no Grau de Oficial, Marcos Cardia de Oliveira Cardoso (in memoriam), receberá a homenagem pela dedicação em cuidar das pessoas. Já o homenageado José Carlos Espíndola será condecorado com o grau de Oficial na Ordem pelo trabalho e atuação como escultor, pintor e músico, além do seu desempenho nos estudos da história sul rio-grandense.
O Colégio Salesiano Leão XVIII vai ser admitido na Ordem de Silva Paes com o grau de Cavaleiro Oficial. Fundado em 1901, o educandário se destaca pelos serviços à educação, cultura e de assistência social no município.
A Igreja Sagrada Família também será admitida na Ordem, e condecorada com o grau de Cavaleiro. A igreja presta serviços à religião, educação e de assistência social em Rio Grande há mais de 100 anos.
Te Deum e Ordem de Silva Paes
As cerimônias de Te Deum e de condecorações com a Ordem de Silva Paes são realizadas, tradicionalmente, no aniversário do município, dia 19 de fevereiro. Te Deum é um hino cristão, usado principalmente na liturgia católica, como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e outros eventos solenes de ações de graças.
A Ordem Silva Paes é uma homenagem a pessoas e/ou instituições, rio-grandinas ou não, que, em suas atividades cotidianas trabalharam e ajudaram a construir a história do Rio Grande. Tem como objetivo sustentar o espírito de coletividade para que este perdure entre a comunidade. Criada em 1983 em Rio Grande, a Ordem tem como patrono o brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade do Rio Grande. Surgiu a partir da Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo Brigadeiro Silva Paes.