Previsto pelo regimento da FURG como uma importante ferramenta de participação e escuta da comunidade, o Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius) é um dos dispositivos institucionais para promover uma atuação conjunta entre agentes e autoridades civis em demandas diretas da cidade e região. Em abril deste ano, a administração superior retomou as atividades do órgão ao realizar um primeiro encontro com representantes da gestão e da comunidade.
Com entrega de Honoris Causa, distinções e homenagens, FURG divulga Assembleia Universitária 2025
INEESOL-FURG leva oficina sustentável à Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz
Faurg, FURG e Oceantec lançam chamada para divulgação e prospecção de recursos a projetos na 48ª Expointer
Durante o encontro, serão debatidos novamente o texto do regimento interno do Conselho, visando a sua aprovação; e, além disso, também será escolhido o representante do Cius junto ao Conselho Universitário (Consun).
Sobre o primeiro encontro
Realizado no mesmo auditório, na noite de 9 de abril, a FURG retomou após dez anos de hiato as atividades do Cius. Naquela oportunidade, participaram representantes do 6º Batalhão Policial Militar da Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Prefeitura do Rio Grande; Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS); União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro); Refinaria de Petróleo Riograndense; Instituto Cultural Filhos de Aruanda; Fórum das Entidades Urbanas do Rio Grande do Sul; Conselho Regional de Medicina; e Congregação Regional da Metade Sul em Defesa das Religiões Afro Brasileiras.
Durante o encontro foram debatidos pontos do regimento do conselho, buscando atualizar o texto para o atual momento vivido na região. “Nós estamos retomando com empenho as atividades deste conselho, entendendo a sua importância e a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais da sociedade, não só da cidade do Rio Grande, mas de todos os municípios em que FURG se faz presente”, destacou a reitora Suzane Gonçalves naquela ocasião.