ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

FURG realiza processo seletivo para ingresso no curso de Pedagogia – Licenciatura, modalidade EAD, no âmbito da UAB

Aplicação de provas presenciais é retomada; iniciativa busca promover acesso ao ensino superior

Durante o último domingo, 11, a FURG realizou a aplicação das provas de redação em Língua Portuguesa, do processo seletivo para ingresso no curso de Pedagogia – Licenciatura, modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Ao todo, o edital ofertou 210 vagas e o teste foi disponibilizado em seis polos do estado: Esteio, Pinheiro Machado, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Sapiranga.

Notícias Relacionadas
A ação conta com organização da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse/Prograd) e foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead), com o apoio logístico da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), dos polos de educação a distância e das prefeituras locais.

Esta é a primeira vez, desde 2010, que se aplica uma prova específica presencial para a modalidade; habitualmente, a universidade considerava o desempenho no Enem como forma de ingresso nos cursos de graduação na modalidade EAD. No entanto - a Prograd e a Sead -, ouvindo as demandas locais e considerando a realidade do público que busca pelo edital, tomaram a decisão de pensar uma prova específica presencial que atendesse às necessidades dos candidatos. Esta é mais uma das iniciativas da gestão para ampliar e diversificar o acesso à educação superior na FURG, que já conta com processos seletivos específicos para indígenas, quilombolas, educação no campo e, agora, para pessoas trans.

De acordo com a organização, a realização deste processo é alta complexidade, envolvendo fatores como o próprio desenvolvimento do projeto junto à Faurg, a elaboração do edital que possui características bem particulares e a logística para viabilizar todas as etapas do processo, que só termina após a realização das matrículas. Outro aspecto que torna a etapa atual do certame ainda mais desafiadora é a necessidade de sincronizar a aplicação dos testes nos seis municípios; algumas equipes se deslocaram no sábado, 10, para que fosse possível viabilizar a preparação da infraestrutura necessária em tempo hábil, evitando imprevistos.

Até aqui, a avaliação geral do processo é unânime ao destacar a importância do trabalho coletivo e colaborativo. “Nós da Coperse ficamos muito felizes em ver que o resultado de tanto esforço e dedicação de toda a equipe para realização desse importante processo seletivo foi recompensado por meio do ótimo resultado e participação dos candidatos que buscam ingressar em nossa instituição”, destacou o coordenador da comissão, Ricardo Giacobbo.

Para a Coordenadora Adjunta da UAB na FURG, Marisa Musa, “este processo seletivo, realizado da maneira como foi, é mais um passo valioso para garantir a interiorização do ensino superior público, um compromisso assumido pela FURG e desenvolvido pela Sead em parceria com os polos de cada um dos municípios em que a instituição se faz presente através dos cursos na modalidade a distância, no âmbito do Sistema UAB.”

A seguir, as redações serão encaminhadas ao Instituto de Letras e Artes (ILA), responsável pela elaboração e correção da prova. Ao todo, a organização contabiliza mais de mil inscritos e destaca a baixa abstenção de candidatos aos locais de provas.

Próximas etapas

Após a correção das provas, o resultado final será divulgado - juntamente com a lista de convocação dos aprovados - no portal furg.br e no site próprio da Coperse (disponível aqui) até 17 de janeiro; portanto, fique atento às atualizações dos endereços eletrônicos acima para acompanhar todas as etapas seguintes do processo.

As datas para a realização da solicitação de matrícula online e envio das documentações exigidas serão divulgadas junto ao edital de convocação dos aprovados juntamente com a lista de convocação. É responsabilidade do candidato acompanhar a página e os prazos definidos na finalidade de realizar sua solicitação de matrícula.

A solicitação de matrícula dos candidatos selecionados será realizada por meio do sistema de solicitação de matrículas online da FURG, disponível na página do processo seletivo. A etapa seguinte consiste no envio da documentação, de acordo com a modalidade de concorrência, disponível no edital do processo seletivo. O prazo para solicitação de matrícula online e envio da documentação no sistema será de 19 de janeiro até às 23h59min de 23 de janeiro de 2023.