FORMATURA

FURG realiza outorga de grau com 46 formandos

Além da cerimônia desta terça, 8, há outorgas de gabinete agendadas para os dias 11 e 15 de junho

Adaptada para o ambiente virtual em função das medidas de distanciamento social impostas pelo contexto pandêmico, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 8, a oitava cerimônia de outorga de grau virtual da FURG desde o início da pandemia. Na ocasião, em uma cerimônia de gabinete, receberam o grau 46 formandos, oriundos de 19 cursos da universidade. As próximas cerimônias de outorga de grau, neste formato, estão programadas para os dias 11 e 15 de junho. Já a partir do dia 16 de junho iniciam as outorgas de diversos cursos de graduação, referentes à finalização do segundo semestre letivo de 2020.

Notícias Relacionadas

De acordo com Ingrid Donald, coordenadora da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), as adaptações que envolveram o processo de concepção do novo formato de outorgas de grau consistiram, basicamente, de recursos tecnológicos. “Contamos muito com ferramentas de áudio e vídeo, por exemplo”, completou.

Segundo a servidora, a complexidade do processo está em contatar os formandos. “Precisamos do e-mail e telefone para entrar em contato com alguns estudantes, e, muitos, estão com essas informações e endereços eletrônicos desatualizados, o que torna a busca dificultosa”, detalhou. Passado o momento inicial de organização, de acordo com Ingrid, tudo tem corrido conforme planejado.

Formato

Ainda segundo a coordenadora, o formato sofreu alterações para que fosse possível sua realização em caráter remoto. O juramento, por exemplo, ato que deve ser praticado por todos os formandos durante a cerimônia, precisou ser adaptado, em função das limitações que uma videoconferência impõe. “Não tem como todos abrirem seus microfones ao mesmo tempo”, ressaltou Ingrid, comparando com a forma como o juramento é realizado na tradicional outorga de grau.

O novo modelo foi implantado ainda no ano passado, e até então, tem sido a forma com que a universidade encontrou de dar prosseguimento em suas atividades de forma segura. “Embora esteja tudo dando certo, existe a preocupação de que alguém invada o evento e perturbe o andamento da cerimônia. No entanto, isso nunca aconteceu durante as nossas formaturas, e esperamos que não aconteça”, concluiu Ingrid.