Divulgação científica

FURG participa pelo segundo ano consecutivo do Pint of Science

Festival acontecerá de forma virtual e reunirá pesquisadores do mundo todo

O Pint of Science é um festival mundial de divulgação científica coorganizado pela Scientific American Brasil. Em 2021, 67 cidades participarão do evento, com transmissão simultânea para mais de dez países. Pelo segundo ano consecutivo, a FURG participa do evento que acontece de 17 a 19 de maio, em todas as regiões do Brasil.

Notícias Relacionadas
O formato do Pint of Science surgiu na Inglaterra em 2012, por iniciativa de uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado, e chegou ao Brasil em 2015. O festival tem como premissa reunir cientistas, pesquisadores e o público leigo para um happy hour informal e divertido sobre assuntos científicos, em lugares como bares, cafés e restaurantes. Todos os eventos são públicos, organizados por voluntários, e não é preciso nenhum conhecimento científico prévio.

Devido ao contexto pandêmico, esta é a segunda edição do evento que acontece virtualmente. A transmissão da atividade será realizada pelo canal do YouTube do Pint Of Science.

Para o professor Luciano Ribeiro, coordenador local do Pint of Science em Rio Grande, "o evento representa uma experiência mundial de democratizar a ciência, contribuindo fortemente para aproximar a sociedade das pesquisas realizadas e do conhecimento científico no Brasil e no mundo. Além disso, nessa edição teremos a oportunidade de ver a relação entre as pesquisas e as oportunidades criação de startups".

A participação da FURG no evento acontece no dia 19 de maio na discussão “Invenções ou Inovações?”. A proposta do Pint of Science Rio Grande é aproximar o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da universidade da inserção no mercado.  Para participar da conversa estão convidadas as professoras Cristiana Dora, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Vilásia Martins, da Escola de Química e Alimentos (EQA), e o coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Innovatio, Aléssio Almada. A mediação será realizada pelo professor Luciano Ribeiro.