CERIMÔNIA

FURG participa de abertura da Semana do Empreendedorismo em Rio Grande

Ato celebra o início de uma série de atividades que acontecem até 19 de novembro

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde da última quarta-feira, 17, o vice-reitor da FURG – e reitor em exercício –, Renato Duro, representou a universidade durante a cerimônia de abertura da Semana Global do Empreendedorismo na cidade do Rio Grande. Na oportunidade, também fizeram parte da mesa o prefeito, Fábio Branco; o secretário de desenvolvimento, inovação e turismo da cidade, Gilberto Sequeira; o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima; e o gerente regional do Sebrae, Ciro Vives.

Notícias Relacionadas
Durante a cerimônia, foi assinado o decreto nº 18.505, que regulamenta a Lei de Liberdade Econômica em Rio Grande. A intenção do ato visa fomentar um ambiente mais favorável à livre iniciativa de atividades empresariais e ações empreendedoras.

Durante a sua fala, o reitor em exercício aproveitou para destacar a história da FURG no apoio a iniciativas voltadas para o tema. “A nossa universidade sempre se colocou muito parceira em relação a atividades de empreendedorismo vinculadas à inovação. Logo que Danilo e eu assumimos a gestão propusemos a criação de uma Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), trazendo para a FURG esforços conjuntos para o desenvolvimento de ações institucionais na área”, destacou Renato.

“Contem com a FURG. Nós continuaremos sendo parceiros de todas as iniciativas que gerem emprego, renda, desenvolvimento e redução de desigualdades na cidade, não só para que continuemos dando suporte e caminhos para nossos estudantes, mas também para que possamos contribuir e auxiliar no arranjo produtivo local, o que também configura como uma das tarefas da universidade federal”, completou o reitor em exercício.

Semana Global do Empreendedorismo

Com programação especificamente voltada aos empresários locais, a Semana Global do Empreendedorismo, em Rio Grande, abordará uma série de atividades em inovação, criatividade, tecnologia e perspectivas para o futuro, até 19 de novembro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal do Rio Grande, FURG, Câmara do Comércio do Rio Grande, Sebrae-RS e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A FURG em ação

Com participação ativa da universidade na realização do evento, a FURG se faz presente durante a programação da semana por meio das startups do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio), as quais realizarão, na sexta-feira, 19, das 14h às 16h, um Pitch Day. Durante a atividade, as empresas apresentarão suas soluções inovadoras e como sua implementação pode impactar positivamente o cenário econômico local e regional.

As empresas juniores vinculadas à FURG participarão de atividades na Nova Rheigantz, como expositores durante todos os dias de evento, ofertando seus serviços ao público. Neste espaço, também acontece a Feira de Arte e Cultura (Contempla), com a presença de food trucks, atrações artísticas e a participação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras do Rio Grande.

 

Galeria

Durante sua fala, o reitor em exercício, Renato Duro, destacou a importância da FURG cultivar parcerias para o desenvolvimento do arranjo produtivo local

Hiago Reisdoerfer/Secom