A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), juntamente com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), está lançando a campanha SOS Enchentes, um projeto de extensão solidária que tem como objetivo de dar suporte às vítimas dos alagamentos no Rio Grande do Sul, especialmente aos municípios do Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santos Antônio da Patrulha, que são as áreas de abrangência da universidade.
Encerra na próxima segunda, 23, o período de inscrições para Processo Seletivo EaD
Curso de Relações Internacionais lança o podcast Vozes da Fronteira
Comunidade Universitária escolhe a Chapa 1 para conduzir a FURG no período 2025-2029
"A universidade está hoje em condições de receber 1.800 pessoas. Nós estamos com dois prédios montados para receber os primeiros grupos assim que a Prefeitura Municipal nos acionar. Independentemente das pessoas que vierem para o Campus Carreiros, toda a equipe de extensionistas da FURG está preparada para dar suporte a pessoas de outros abrigos e de outras localidades que não estão aqui conosco", explica André Lemes, acrescentando que por isso a campanha de arrecadação é muito importante pois vai permitir que na emergencialidade se possa comprar equipamentos de proteção, alimentação e deslocamentos, fazer contratações de urgência, entre outras iniciativas.
"Essa é a etapa emergencial da nossa campanha, mas temos um compromisso enquanto universidade, pois os resquícios e os desdobramentos dessas crise climática que enfrentamos não se acabam quando as águas baixarem. Haverá um trabalho muito grande no processo de reconstrução e o cuidado com as pessoas é uma das nossas tarefas. Lançamos a campanha pois tudo que temos vai ser pouco para atender essa 1.800 pessoas que receberemos, inclusive para atender as pessoas de outros estados e colegas de outras universidades que querem ajudar e precisam de um canal seguro, que terá a salvaguarda da FURG e o apoio e articulação da FAURG.", afirma Lemes.
De acordo com gerente administrativo do Hospital Universitário, Tomás Dalcin, com os danos na infraestrutura logística do Estado do RS, tanto na parte rodoviária como aeroportuária, muitas empresas que utilizam ambos os modais ficaram sem condições de despachar os insumos já adquiridos (empenhados) e honrar os prazos de entrega, indispensáveis para restabelecimento dos estoques de segurança do HU-FURG/Ebserh. Aliado a isso, algumas empresas tiveram caminhões que já estavam em trânsito isolados por quedas de barreiras. Algumas, ainda, tiveram sérios danos em plantas ou centros de distribuição, o que inviabiliza a retomada da cadeia logística até o pronto restabelecimento da infraestrutura.
"As doações são indispensáveis para manutenção do atendimento aos mais de 100 pacientes já internados no Hospital, para os quais vem sendo mantida a assistência de qualidade e 100% SUS. Dessa forma, é necessário a compra emergencial e local de insumos, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), gêneros alimentícios, entre outros itens. Isso será possível com recursos oriundos da arrecadação promovida pela FURG e FAURG, Assim, o apoio da população civil, somado aos esforços governamentais, tem sido o divisor de águas para que não haja o colapso do sistema de saúde do Estado", destaca o diretor.
DOAÇÕES
As doações para o ajudar o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) na campanha ENCHENTES RG-HU devem ser feitas para a conta 83.800-4, do Banco do Brasil, por meio da chave PIX sos.hu-furg@ebserh.gov.br ou através do QR Code abaixo.
As doações para a campanha ENCHENTES RG, que serão destinadas à FURG, devem ser feitas para a conta 83-799-7 do Banco do Brasil por meio da chave PIX sos@furg.br ou através do QR Code também disponível abaixo.