EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

FURG lança campanha para uso consciente de energia elétrica e recursos naturais

Universidade tem como meta reduzir 10% do consumo total

A FURG iniciou nesta segunda-feira, 9, uma campanha de eficiência energética. Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a utilização racional de energia elétrica e recursos naturais, a campanha promoverá ações que atendem aos princípios e objetivos da Política Ambiental e do Plano de Logística Sustentável da universidade.

Notícias Relacionadas
Instituída pela Resolução nº 032/2014, do Conselho Universitário (Consun), a Política Ambiental da FURG tem a sustentabilidade como um de seus princípios, visando ao equilíbrio dos processos ecológicos. Para auxiliar nestas questões, a universidade conta com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e uma Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga).

Além de todas as ações previstas nas deliberações, em 2018 a FURG aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com os ecossistemas costeiros e oceânicos.

Assim, a campanha de eficiência energética na universidade tem a preocupação de “promover essa consciência nos recursos humanos que formamos, ou seja, nos estudantes que passam aqui, para que eles tenham essa visão do uso racional de recursos”, afirma Cleber Palma, secretário de Gestão Ambiental da FURG.

Ações em desenvolvimento
Todas as ações relacionadas com a campanha de eficiência energética levam em consideração o uso consciente dos recursos. Assim, as unidades acadêmicas e administrativas receberão materiais informativos, como adesivos e placas, que auxiliam na conscientização da comunidade universitária.

Neste momento inicial, a campanha é voltada para:

- aproveitar o máximo a iluminação natural;
- promover o conforto térmico mantendo o ar condicionado no mínimo em 22°C;
- manter as portas fechadas quando o ambiente estiver climatizado;
- manter as luzes apagadas quando o ambiente estiver vazio;
- manter as luzes dos corredores apagadas no período diurno;
- manter os equipamentos eletrônicos desligados quando não estiverem em uso.

O uso de energia na FURG
“Quando trabalhamos a eficiência vinculada à sustentabilidade, existe uma preocupação ambiental por trás. Nossa preocupação é manter as atividades da FURG e reduzir o consumo de energia, para que possamos ter redução de custo”, explica Palma.

Ainda de acordo com o secretário de Gestão Ambiental, a FURG é avaliada pelo Ministério do Meio Ambiente através de valores de referência, que levam em consideração a área física da universidade, o número de prédios, de funcionários e de alunos. Dentro desses valores, o resultado atende a estimativa de gastos per capita. “Não somos uma instituição que utiliza energia elétrica além do estimado. Pela referência mundial, o sistema apresenta regularidade”, pontua Cleber.

Com a meta de reduzir 10% deste consumo, a FURG contratou o Grupo de Energia do Brasil (Gebras) realizou um estudo e montou uma plataforma em que disponibiliza dados sobre o uso da energia elétrica na universidade. O site pode ser acessado neste link.

O Gráfico Mensal de Consumo apresenta, em kWh, o consumo no horário das 18h às 21h, destacado em preto, chamado de Consumo Ponta, período em que a tarifa é maior; o Consumo Fora Ponta, ou seja, fora do horário de pico, em azul; e em verde o consumo total. A partir deste gráfico é possível observar e controlar se o Consumo Ponta passa a ser percentualmente maior, gerando um impacto financeiro mais alto para universidade.

A Fatura Simulada apresenta o custo, simulado, do uso da energia elétrica na FURG. A tabela indica tanto o consumo quanto a demanda, bem como o valor total do pagamento.

Já o Gráfico de Demanda mostra o comportamento de consumo ao longo dos dias. Iniciando à meia noite, é possível observar que durante a madrugada o consumo é constante, o que representa a iluminação externa do campus. A partir das 6h há uma queda, o que demonstra que a iluminação foi desligada. A partir daí, e por volta das 8h – período que iniciam as atividades administrativas da universidade – à medida que são ligados computadores, lâmpadas internas e ar condicionado, o consumo vai subindo gradativamente.

Perto das 12h, horário de almoço, o consumo diminui e volta a aumentar a partir das 13h, mantendo praticamente as mesmas características da manhã, e reduzindo até as 18h. Há novo aumento gradativo até às 20h, e, a partir deste horário, o consumo cai até se tornar constante novamente.