Especialistas apontam que, em poucos anos, a inteligência artificial (IA) irá transformar profundamente o setor educacional. Diante de incertezas por parte de estudantes e pesquisadores, o gabinete da Reitoria promoveu uma atividade formativa com representantes de pró-reitorias e órgãos vinculados na sede do iTec, na tarde desta segunda-feira, 6, a fim de refletir sobre o impacto da IA na educação superior.
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A popularização de softwares como o ChatGPT, capazes de gerar texto, imagens e dados, tem levantado dúvidas sobre limites éticos no uso dessas tecnologias no ambiente acadêmico. Segundo a reitora Suzane Gonçalves, a ideia do encontro foi colocar na mesa a discussão dessa e de outras mudanças que estão em curso. "Todos os que foram convidados para esse encontro, e que estão hoje ocupando espaços na gestão da universidade, serão impactados mais diretamente (pela IA) - não só na parte acadêmica, mas no sentido de universidade. É preciso discutir e pensar o papel da universidade nessa questão", iniciou a reitora. "Nós somos engolidos pelo cotidiano, e acabamos não avançando em termos institucionais para pensar o que vai ser a universidade, e o que queremos dela, daqui a dez anos".
"Nós que estamos à frente da gestão da universidade temos que pensar nas mudanças que estão em curso, talvez mais aceleradas do que em outros tempos, em como vamos pensar e encaminhar a gestão da nossa universidade, e qual o projeto de universidade teremos em nossas mãos. Ninguém aqui tem respostas, mas nós temos como pensar no que está acontecendo, projetar parte dessas mudanças e nos posicionarmos sobre como isso vai acontecer. Essas mudanças não podem acontecer de forma fragmentada", apontou Suzane.
Após a fala da reitora, foi apresentada uma videopalestra com o professor Luiz Cláudio Costa, ex-titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele traçou um panorama sobre a evolução da IA, desde sua concepção até os recentes avanços, como o lançamento do ChatGPT. Em sua fala, Costa argumentou que o modelo atual de instituições de ensino superior pode dar lugar a institutos que priorizem a certificação de habilidades, no lugar de currículos extensos. Ressaltou também que a IA deve ser uma aliada dos professores, mas alertou para desafios como a plataformização da educação.
Após a exibição do vídeo, foi formada uma roda de discussão entre os participantes. As discussões servirão de base para as próximas reuniões da formação interna da gestão da FURG.