MOBILIZAÇÃO

FURG inicia campanha para que comunidade acadêmica participe de consulta popular do Governo Federal

Programa Brasil Participativo tem votações até 14 de julho; participantes podem contribuir com melhorias futuras para a universidade

Com o objetivo de formular o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo Federal, o Programa Brasil Participativo consiste em uma plataforma online de consulta popular, guiando a administração federal nas pautas mais votadas, consideradas como prioritárias para execução. Com isso, a FURG iniciou uma campanha de conscientização da sua comunidade acadêmica para participar da consulta, encaminhando duas pautas institucionais importantes e que precisam de atenção: o fortalecimento da educação superior no planejamento da administração federal; e a conclusão das obras de construção efetiva do campus de São Lourenço do Sul (FURG-SLS). As votações encerram na próxima sexta-feira, 14.

Notícias Relacionadas
A participação se dá mediante login com as credenciais únicas da plataforma gov.br; cada pessoa poderá votar em até três propostas. Ao final da consulta, os autores das cinco propostas mais votadas pela população serão convidados para apresentar suas ideias no 3º Fórum Interconselhos, previsto para agosto deste ano, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros.

Educação Superior

Negligenciada e fortemente atacada nos últimos anos, as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), tiveram seus orçamentos prejudicados e sofreram um processo de desmanche de políticas públicas importantes para o andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no país. Ainda assim, as instituições permanecem operantes, entregando resultados concretos na formação de pessoas, mão de obra qualificada e na produção de ciência, tecnologia e inovação, mesmo em situações, muitas vezes, precárias de infraestrutura e funcionamento.

A participação na consulta se faz de extrema importância para que a população brasileira – em especial a comunidade acadêmica -, mostre a potência e a importância da educação superior para o país, exigindo atenção para o tema. Pensando nisso – e com a retomada das ações de participação social -, o Ministério da Educação (MEC), encaminhou uma proposta junto à plataforma para o fortalecimento e inclusão da educação superior no PPA. Clique aqui para visualizar e votar.

A proposta tem como intuito – de acordo com a justificativa cadastrada na plataforma Brasil Participativo: “ampliar o acesso, a permanência e a formação de qualidade na graduação e na pós-graduação, com vistas à superação das desigualdades e a valorização da diversidade, na perspectiva da equidade, da inclusão e da sustentabilidade, fortalecendo a ciência, a tecnologia, a inovação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão e aperfeiçoando a avaliação, a supervisão e a regulação de forma participativa para o desenvolvimento do país”.

FURG-SLS: construção do campus

Com as obras do novo campus de São Lourenço do Sul (FURG-SLS) em execução, a FURG também aproveitou o espaço para buscar apoio na obtenção de recursos financeiros para possibilitar a entrega do projeto dentro do cronograma estipulado. De acordo com o reitor, Danilo Giroldo, “Esta é, hoje, a maior demanda e necessidade de infraestrutura que a universidade possui, uma vez que FURG-SLS é o único dos nossos campi que funciona somente em espaços alugados e cedidos. Para finalizar as obras e para que os nossos estudantes, professores e técnicos possam desenvolver de forma plena suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é necessário captar um volume elevado de recursos e esta votação é uma oportunidade, por isso convidamos a nossa comunidade a participar”, adicionou o reitor.

De acordo com o diretor da FURG-SLS, Eduardo Vogelmann, o processo de consulta popular é uma importante ferramenta para concretizar a vontade do povo, e, por isso, se torna ainda mais importante a comunicação e mobilização para que a informação possa chegar no máximo de pessoas possível - especialmente na comunidade acadêmica da instituição. “Esperamos com essa mobilização receber o apoio da nossa comunidade, sensibilizar os governantes em relação ao projeto da FURG em São Lourenço do Sul e assim avançar ainda mais na oferta de cursos de nível superior na região”, destacou o gestor.

Clique aqui para visualizar e votar na proposta.

Sobre as obras

O novo campus da FURG-SLS está sendo edificado às margens da RS-265, em trecho situado entre a zona urbana e o trevo da BR-116. A previsão é que o primeiro pavilhão de salas de aula seja concluído ainda em 2023, com início da ocupação em 2024.

Os recursos que estão sendo buscados são para viabilizar a construção das demais edificações necessárias para o atendimento pleno da comunidade acadêmica, como o prédio de laboratórios de ensino, a Casa do Estudante Universitário (CEU) e o Restaurante Universitário (RU).