A FURG é uma das oito universidades apoiadoras do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares, uma iniciativa que faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), do Ministério da Educação (MEC), e oferece mais de 3 mil vagas para todas as unidades da federação. A aula magna será realizada nesta terça-feira, 18, ao vivo, a partir das 15h, no canal do MEC no YouTube.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O curso realizado pelo MEC por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) contará com uma carga horária de 210 horas, distribuídas ao longo de 20 semanas, com aulas síncronas e atividades assíncronas realizadas em ambiente virtual de aprendizagem. A condução do curso será feita pela FURG e outras sete universidades federais, de diferentes regiões: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Organizado em dez salas de aprendizagem, o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares abordará diferentes temáticas fundamentais para a gestão escolar, tais como:
- - Mentoria de diretores escolares: perspectivas teórico-metodológicas;
- - A relação com o saber e o aprender acadêmico, prático e relacional;
- - Escola conectada e cidadania digital;
- - Relações intra e interpessoais: comunicações no ambiente escolar;
- - Violências e contextos sociais e escolares;
- - Projeto político-pedagógico e gestão escolar;
- - Gestão escolar no processo de alfabetização e na recomposição de aprendizagens;
- - Educação integral: tempos e espaços na escola;
- - Gestão administrativa e financeira da escola;
- - Perfil do diretor: liderança e organização escolar.
Proditec
O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação, instituído pela Portaria nº 481, de 15 de maio de 2024, tem como objetivo promover a educação continuada desses profissionais e aprimorar os processos de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, além de proporcionar troca de experiências, vivências e aprendizados.
Em 2024, o MEC investiu mais de R$ 10 milhões na formação de diretores escolares e técnicos das secretarias de educação e realizou uma edição do curso em outubro de 2024. Para 2025, está prevista a expansão do programa, com a participação de mais 30 universidades federais e a oferta de mais de 15 mil vagas, com investimentos superiores a R$ 30 milhões.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.