Em 2018, o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (Lapil) da FURG, coordenado pela professora Silvana Zasso, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande (Smed) para realização de formações continuadas de alfabetizadores, que começaram neste ano de 2019.
FURG lança nova política de Tecnociência Solidária durante evento nesta terça-feira, 25
Grupo Tangram encerra ciclo formativo com professores(as) de Matemática de São José do Norte
Inscrições para evento FURG Conecta encerram nesta sexta-feira, 21
Na reunião, Vanessa reconheceu e agradeceu a parceria com a FURG e ressaltou o quanto estas ações contribuíram no trabalho de formação das alfabetizadoras neste ano. O professor Felipe Alonso também enfatizou a importância deste momento avaliativo em conjunto.
As ações de formação continuada tiveram o relato e a socialização das práticas alfabetizadoras como estratégia de formação continuada e de valorização das ações desenvolvidas nas salas de aulas de cada professora. O objetivo é constituir uma comunidade formativa, contribuindo para uma prática alfabetizadora cada vez mais intencionalizada. Neste sentido, a professora alfabetizadora é protagonista do seu processo formativo numa dinâmica de “escuta do outro”, conforme afirma a docente Silvana Zasso.
Ainda de acordo com Silvana, a parceria “segue resistindo e a universidade continua cumprindo seu papel social, acreditando que pode fazer a diferença”.