Em 2018, o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (Lapil) da FURG, coordenado pela professora Silvana Zasso, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande (Smed) para realização de formações continuadas de alfabetizadores, que começaram neste ano de 2019.
FURG articula expansão do Oceantec em Santo Antônio da Patrulha durante agenda em Porto Alegre
FURG conclui processo de eliminação de documentos públicos conforme legislação arquivística
Com espetáculo musical, carta aberta da patrona e auditório lotado, FURG dá início à 51ª Feira do Livro
Na reunião, Vanessa reconheceu e agradeceu a parceria com a FURG e ressaltou o quanto estas ações contribuíram no trabalho de formação das alfabetizadoras neste ano. O professor Felipe Alonso também enfatizou a importância deste momento avaliativo em conjunto.
As ações de formação continuada tiveram o relato e a socialização das práticas alfabetizadoras como estratégia de formação continuada e de valorização das ações desenvolvidas nas salas de aulas de cada professora. O objetivo é constituir uma comunidade formativa, contribuindo para uma prática alfabetizadora cada vez mais intencionalizada. Neste sentido, a professora alfabetizadora é protagonista do seu processo formativo numa dinâmica de “escuta do outro”, conforme afirma a docente Silvana Zasso.
Ainda de acordo com Silvana, a parceria “segue resistindo e a universidade continua cumprindo seu papel social, acreditando que pode fazer a diferença”.