PARCERIA

FURG e Smed avaliam formação continuada de alfabetizadoras

Ações contribuem para o trabalho das instituições

Foto: Divulgação

Em 2018, o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (Lapil) da FURG, coordenado pela professora Silvana Zasso, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande (Smed) para realização de formações continuadas de alfabetizadores, que começaram neste ano de 2019.

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Em novembro, o grupo de formação do Lapil se reuniu com a secretária de Educação, Vanessa Pintanel, o superintendente de Gestão Pedagógica Felipe Alonso, e as professores assessoras do núcleo dos Anos Iniciais para avaliar os processos formativos realizados e discutir novas possibilidades para 2020. Os encontros realizados neste ano ocorreram de maio a novembro com a participação de em torno de cem professoras.

Na reunião, Vanessa reconheceu e agradeceu a parceria com a FURG e ressaltou o quanto estas ações contribuíram no trabalho de formação das alfabetizadoras neste ano.  O professor Felipe Alonso também enfatizou a importância deste momento avaliativo em conjunto.

As ações de formação continuada tiveram o relato e a socialização das práticas alfabetizadoras como estratégia de formação continuada e de valorização das ações desenvolvidas nas salas de aulas de cada professora. O objetivo é constituir uma comunidade formativa, contribuindo para uma prática alfabetizadora cada vez mais intencionalizada. Neste sentido, a professora alfabetizadora é protagonista do seu processo formativo numa dinâmica de “escuta do outro”, conforme afirma a docente Silvana Zasso.

Ainda de acordo com Silvana, a parceria “segue resistindo e a universidade continua cumprindo seu papel social, acreditando que pode fazer a diferença”.