COP 26

FURG é signatária da campanha “Race to Zero” em defesa da diminuição dos efeitos das mudanças climáticas

Ação reforça o compromisso da universidade em trabalhar em direção à neutralidade de carbono e a sustentabilidade

Acontece até 12 de novembro, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. Este evento, em sua 26ª edição, reune representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris, que assumiram compromisso com a Convenção das Mudanças Climáticas desde a Eco 92 no Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas
Os relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) são os principais documentos que orientam as discussões. Os dados apresentam que as alterações climáticas previstas são principalmente provocadas por atividades vinculadas a sociedade humana. O estilo de vida e modelo de produção lançam cada vez mais para a atmosfera gases de efeito estufa, o que aumenta a retenção de calor em todo o planeta.

Cleber Palma, Secretário de Gestão Ambiental da FURG, salienta que o aumento na temperatura média da Terra provocará alterações irreversíveis na biosfera, provocando um colapso e ameaçando a sobrevivência humana. Desse modo, a orientação científica atual é que as ações de mitigação devem frear o aumento da temperatura até um máximo de 1.5 a 2°C até 2050.

Race to Zero

Para demonstrar o compromisso com a descarbonização, as Instituições de Ensino Superior na América Latina e no Caribe, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Alianza de Redes Ibero-americanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) e pela Red Campus Sustentable, mobilizaram a campanha Race to Zero como parte da “Climate Ambition Alliance”, lançada na Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas.

Desta forma, o Race to Zero é o caminho oficialmente reconhecido para que as instituições de Ensino Superior sejam parte efetiva deste processo, e é reconhecida pelos governos que participam da COP 26, reforçando a necessidade de ações para contribuir com o Acordo de Paris, provocando efetiva redução das mudanças climáticas. No mundo, atualmente, são cerca de 1050 instituições cadastradas que representam quase 10 milhões de estudantes.

O Reitor, Danilo Giroldo, afirma que ao se tornar signatária do Race to Zero, a FURG reforça seu compromisso com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e se compromete a cada vez mais trabalhar em direção à neutralidade de carbono e à sustentabilidade. Reforça, ainda, que a FURG com sua grande experiência em questões ambientais poderá aprofundar ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração, o que deverá ficar apontado no Plano de Logística Sustentável que se encontra em início de elaboração sob a coordenação da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA).

Cleber Palma lembra que esta participação institucional aumenta a possibilidade da FURG ingressar em redes com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais no tema de sustentabilidade e, assim, além de trocar experiências, obter apoio em iniciativas importantes. 

Mais informações sobre o relatório e a campanha podem ser acessadas pelos links do: IPCC , e da Race to Zero.