SETEMBRO AMARELO

FURG divulga serviços disponíveis para o atendimento a saúde mental na universidade e nos municípios em que está presente

10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Setembro Amarelo é considerada a maior campanha anti-estigma do mundo. Nesse ano tem como tema “A vida é a melhor escolha!” Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Notícias Relacionadas
Assim, em busca da valorização da vida, a FURG aproveita a data para divulgar os serviços que estão disponíveis para a comunidade acadêmica e em geral. A Secretaria de Comunicação (Secom) reuniu informações sobre os canais de atendimento voltados para a saúde mental existentes na universidade e também nos quatro municípios em que está presente.

Campus Carreiros

A Pró–reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) busca como uma das suas prioridades desenvolver ações para o bem-estar da comunidade acadêmica. Desta forma, a Diretoria de Assistência Estudantil (Dae) juntamente com a Coordenação do Bem-viver universitário – (CBVU), em parceria com outras Pró-reitorias propõem ações que priorizem a qualidade de vida dos universitários.

Para a Prae é importante divulgar a nova forma de agendar o plantão/atendimento psicológico, que se dá via formulário para agendamento disponível no link. O novo formato dinamizou o atendimento, não gerando fila de espera.

Outra forma de atendimento pela equipe de psicólogos da CBVU é sob rodas de conversa. Alguns projetos se dão em atividades temáticas grupais para público alvo como ingressantes na universidade, formandos ou pós-graduação. Durante todo o 2º semestre está previsto para ser desenvolvidas Rodas de Conversa sobre saúde mental com temáticas como prevenção e manejo da ansiedade.

A CBVU lança neste mês de setembro a ação “Escuta Universitária” que consiste em um questionário que tem por objetivo entender a realidade do estudante da FURG e o que ele deseja desenvolver para o seu bem viver universitário e saúde integral. O formulário estará disponível a partir de 12 de setembro e ficará aberto para contribuições até dia 3 de outubro, neste link.

A Prae em parceria com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) proporciona atendimento psiquiátrico aos estudantes residentes nas CEUs da universidade, como forma de qualificar e ampliar o suporte à saúde mental destes, garantindo sua permanência e adaptação ao ambiente acadêmico e à moradia universitária.

Em relação ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), todo o atendimento é referenciado, ou seja, o atendimento é realizado mediante encaminhamento da Rede Básica de Saúde. O HU possui uma Unidade de Saúde Mental, que atende as pessoas internadas ou em tratamento no hospital. Os profissionais do HU estão conectados e trabalhando junto com a rede de atenção psicossocial (Caps, ambulatório de saúde mental, hospitais e postos de saúde) para que as pessoas atendidas no HU tenham continuidade nos cuidados.

De acordo com o Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Município da Saúde (SMS), a Saúde Mental no município de Rio Grande conta com 6 dispositivos, dentre eles: Caps Conviver, Caps AD, Capsi Serelepe, AMENT, SRT e Redução de Danos.

Os pacientes que chegam para atendimento em saúde mental vêm encaminhados com um Boletim de Referência e Contra Referência, enviado por algum Posto de Saúde de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS), Hospital Psiquiátrico, Conselho Tutelar, Cras, Creas, outros hospitais da cidade ou algum outro dispositivo da rede. Podem, ainda, ingressar por demanda espontânea, exceto no Ambulatório de Saúde Mental, que atualmente está aceitando encaminhamento apenas da rede de saúde do município.

Os dispositivos de saúde mental também encaminham familiares de pacientes em atendimento e pacientes que deixam de ter o perfil correspondente ao serviço prestado por determinado Caps. Os atendimentos nos dispositivos de saúde mental são exclusivos do SUS, não aceitando encaminhamentos de iniciativa privada, quando há necessidade de encaminhamento.

Os dispositivos de atendimento a saúde mental em Rio Grande podem ser encontrados nos seguintes endereços:

Caps Conviver está localizado na Rua Conde de Porto Alegre, 193a – telefone: 3232-3258 atendimento das 8h às 18h.

Caps AD está na Rua Napoleão Laureano, 261 – telefone: 3231-7375 com atendimento das 8h às 18h.

Capsi Serelepe está situado na Rua Marcilio Dias, 636 – telefone: 3233-3239 atendimento das 8h às 18h.

Ambulatório de Saúde Mental (AMENT) fica na Rua General Bacelar, 509 – telefone: 3231-1532 atendimento das 8h às 18h.

Redução de Danos funciona nos postos do BGV, Querência e PPV com apoio matricial para as equipes.

Serviço de Residencial Terapêutico (SRT) está localizado na Rua Gomes Freire, 747C– telefone: 3231-6865 funcionamento 24h, não aberto ao público. O SRT é um espaço com 10 leitos para pacientes que necessitam de abrigo, que não contam com suporte familiar e possuem longo histórico de internação nos hospitais psiquiátricos. O Núcleo de Saúde Mental da SMS realiza esse abrigo de forma administrativa, por isso o SRT não é aberto ao público, pois atende pacientes específicos e em número limitado.

Campus Santa Vitória do Palmar

O campus da FURG Santa Vitória do Palmar (FURG-SVP), através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), oferece dois serviços de psicologia escolar voltados à comunidade acadêmica: rodas de conversa sobre saúde mental na universidade e o plantão de atendimento psicológico.

As rodas de conversa são espaços de escuta e orientação coletiva sobre temáticas de saúde mental que transpassam a vivência acadêmica. A participação dos estudantes se dá de forma espontânea no local indicado para as atividades, que podem ser realizados no campus ou em formato online. Toda a comunidade universitária é convidada a propor temas que possam ser abordados nos encontros.

O plantão psicológico, por sua vez, exclusivo para estudantes regularmente matriculados na FURG, é uma modalidade de atendimento focal, em um único encontro, realizado próximo ao momento de solicitação pelo aluno. O objetivo deste atendimento é oferecer escuta e apoio psicológico pontual, oferecendo informações e planejando estratégias resolutivas que possam auxiliar o aluno a lidar com a situação problema.

A Prae ressalta que este serviço não consiste em um acompanhamento regular (psicoterapia). Caso seja identificada a necessidade desse tipo de atendimento, serão apresentadas ao aluno indicações possíveis para esta modalidade de atendimento na rede pública de saúde. Os atendimentos ocorrem em formato online, através de link disponibilizado ao estudante. Atualmente, os plantões do Campus SVP são realizados nas quartas-feiras, entre 15h e 20h. As solicitações de atendimentos serão realizadas pelo e-mail: mikael.correa@furg.br

No município vitoriense, o acolhimento psicológico é ofertado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Nova Vida, localizado na Rua General Canabarro, 358, bairro Coxilha. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Campus Santo Antônio da Patrulha

Os alunos do campus da FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP) que chegam até a Prae buscando auxílio para dificuldades com provas e trabalhos, problemas familiares, distúrbios ou queixas de ansiedade passam por uma triagem com as técnicas da Pró-reitoria.

A triagem é feita pelas profissionais do setor, coordenadora, pedagoga, assistente social e psicólogo. Dependendo do problema relatado pelo aluno, ele é encaminhado para ser tratado por um profissional da própria Prae, conforme a área de atuação, caso contrário é conduzido ao Centro de Atenção Psicossocial do município (Caps) para tratamento especializado psicoterapêutico e psiquiátrico.

No município o Caps está localizado Rua. Cel. José Maciel, 167 e atende usuários que apresentam gravidade no seu estado de saúde, tanto os encaminhados pelas unidades básicas de saúde, quanto os que buscam o serviço diretamente, na modalidade “porta aberta”.

O Caps, ao contrário do AMENT, atende em livre demanda. Também comporta a modalidade marcação de consultas, porém se a pessoa está buscando um atendimento com urgência, se não está sentindo-se bem, ela poderá ser acolhida e atendida no mesmo dia. O Caps atende casos de internos graves do hospital que precisam de acompanhamento terapêutico.

O Centro de Atenção fornece oficinas terapêuticas, além do atendimento clínico em saúde mental, também oferece a arte terapia como forma de tratamento alternativo. O Caps funciona das 8h às 18h sem fechar ao meio dia.

Já o Ambulatório de Saúde Mental (AMENT), também localizado na Rua. Cel. José Maciel, 167, é composto por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que atendem a rede municipal por encaminhamento através das unidades básicas de saúde (hospital, postos de Saúde e Caps). O paciente vai até a unidade básica de saúde, faz a consulta com um clínico, e será encaminhado para o AMENT. O Ambulatório funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Hospital de Santo Antônio da Patrulha atende urgência e emergência durante 24 horas, sete dias por semana.

Campus São Lourenço do Sul

No campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), a partir da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) tem oferecido apoio à comunidade acadêmica por meio de atendimentos psicológicos individuais, agendados ou com demanda espontânea, nos projetos Ateliê Literário: as emoções através da arte e Ateliê das Emoções, e por intermédio das ações multidisciplinares da equipe Prae-SLS nos diferentes programas e projetos, como: Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), Casa do Estudante Universitário (CEU), bem como em atendimentos e acompanhamentos enquanto equipe da Prae.

Além do amparo disponibilizado pela universidade, em São Lourenço do Sul o acolhimento psicológico da rede pública de saúde é realizado no Centro de Atenção Psicossocial Nossa Casa (Caps), localizado na Rua Álvares Cabral, 101, no centro do município. Pessoas que procuram atendimento em saúde mental podem se dirigir ao local de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nas terças-feiras pela manhã.

Em todos os casos, profissionais realizam o primeiro atendimento, oferecendo apoio e escuta qualificada. Situações mais extremas continuam sendo acompanhadas pelo Caps e demandas menos graves são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.