A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga os editais dos processos seletivos Próprio e para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. As inscrições iniciam no dia 12 de janeiro de 2026 e seguem até 22 de janeiro pelo site da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse/FURG).
FURG suspende expediente presencial em seus campi nesta terça, 9, e quarta, 10
FURG define expediente durante o período de festas de fim de ano
Portaria suspende atividades acadêmicas e administrativas presenciais em SAP nesta terça, 9
Os editais trazem informações sobre cada processo, como vagas ofertadas, quem pode se inscrever, documentação necessária e a forma de seleção. Os editais estão disponíveis desde o dia 3 de novembro, no site da Coperse.
O resultado final será divulgado em 19 de fevereiro de 2026, com período de matrícula de 20 a 22 de fevereiro e início do semestre letivo em 2 de março.
Mais informações, editais, cronogramas e inscrições no site da Coperse.
Processo Seletivo Próprio
É exclusivo para ingresso nos campi São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. São ofertadas 205 vagas em cursos de graduação presencial: Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Letras - Português e Literatura de Língua Portuguesa, em São Lourenço do Sul; e Administração, Alimentos - Tecnólogo, Ciências Exatas - Licenciatura, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia de Produção, Processos Químicos - Tecnólogo, em Santo Antônio da Patrulha. O processo destina-se a candidatos(as) que já concluíram o Ensino Médio (ou equivalente) e a seleção será efetuada exclusivamente a partir da análise do histórico escolar e da carta de apresentação.
Processo Seletivo Licenciatura em Educação do Campo - ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias
O curso forma educadores para a Educação Básica e profissionais para a gestão que desejam se qualificar para atuar em escolas ou projetos sociais/comunitários do campo. São ofertadas 30 vagas para a graduação presencial no campus São Lourenço do Sul, voltadas preferencialmente a pessoas que habitam ou pertencem a comunidades do campo e pessoas que atuam com educação em escolas situadas em áreas rurais que integram redes públicas de educação ou que trabalham com educação popular e/ou educação em agroecologia em estabelecimentos de ensino, movimentos e/ou grupos sociais ligados a comunidades do campo. A seleção será realizada a partir da análise do histórico escolar, carta de apresentação e vinculação com o campo.
Confira abaixo os cartazes dos processos seletivos.