Na tarde desta quarta-feira, 1, foi divulgada a portaria que institui a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas da universidade, o Conviva FURG. O órgão atuará vinculado à reitoria, sendo responsável pela implementação da política de promoção da cultura do diálogo, bem como o fortalecimento da gestão de conflitos pautada na comunicação assertiva, no reconhecimento das subjetividades humanas e na construção conjunta de decisões.
Tratativas para implementação do Parque Tecnológico em Santo Antônio da Patrulha avançam
Gestão avança na revisão do estatuto da Universidade com aprovação da metodologia
Cidec abriga 10ª edição do Congresso Municipal de Educação
De acordo com Simone de Biazzi, que coordenará o núcleo, a criação deste grupo é reflexo do comprometimento da instituição com os valores e princípios da constituição e de um ambiente acadêmico e administrativo saudável. “As sucessivas administrações da FURG têm mostrado este compromisso por meio de ações e políticas universitárias implementadas. No entanto, não podemos negar que estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais pautada pela competição, que sustenta o pensamento de dicotomia e separação. Isto afeta a convivência humana e também afeta a convivência da comunidade universitária”, apontou a professora.
Neste contexto, o Conviva surge como uma parte importante para a construção da política de boa convivência universitária da FURG. “Por meio das ações educativas e da condução dos conflitos a partir do diálogo, pretende-se seguir na edificação de uma cultura que perceba o conflito como oportunidade de melhorar as relações, onde se consiga construir as diferenças sem anular a existência e dignidade do outro”, completou Simone.