Na tarde desta quarta-feira, 1, foi divulgada a portaria que institui a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas da universidade, o Conviva FURG. O órgão atuará vinculado à reitoria, sendo responsável pela implementação da política de promoção da cultura do diálogo, bem como o fortalecimento da gestão de conflitos pautada na comunicação assertiva, no reconhecimento das subjetividades humanas e na construção conjunta de decisões.
Inscrições para praça de alimentação iniciam nesta quarta, 16
Custo do cesto básico em Rio Grande registra queda de 1,58% em junho, segundo CIP/FURG
Pró-reitora da FURG participa do lançamento do Plano de Extensão em Participação Social, em Porto Alegre
De acordo com Simone de Biazzi, que coordenará o núcleo, a criação deste grupo é reflexo do comprometimento da instituição com os valores e princípios da constituição e de um ambiente acadêmico e administrativo saudável. “As sucessivas administrações da FURG têm mostrado este compromisso por meio de ações e políticas universitárias implementadas. No entanto, não podemos negar que estamos inseridos em uma sociedade cada vez mais pautada pela competição, que sustenta o pensamento de dicotomia e separação. Isto afeta a convivência humana e também afeta a convivência da comunidade universitária”, apontou a professora.
Neste contexto, o Conviva surge como uma parte importante para a construção da política de boa convivência universitária da FURG. “Por meio das ações educativas e da condução dos conflitos a partir do diálogo, pretende-se seguir na edificação de uma cultura que perceba o conflito como oportunidade de melhorar as relações, onde se consiga construir as diferenças sem anular a existência e dignidade do outro”, completou Simone.