A Faculdade de Enfermagem (EEnf) da FURG e a Secretaria Municipal de Saúde compilaram um documento inédito no Brasil direcionado às pessoas atingidas pelo evento climático de maio/junho no município do Rio Grande. Terceiro de uma série de cinco volumes com conteúdos específicos voltados à população, o novo material divulgado aborda questões voltadas à saúde mental.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Entre os tópicos abordados nas 24 páginas do novo volume, estão estratégias para crianças e adultos retomarem a rotina, maneiras de manter acompanhamentos e tratamentos prévios de saúde, alterações do estado emocional (ansiedade, depressão, estresse) e o fluxo de atendimento em saúde mental, além dos serviços de saúde disponibilizados pelo município.
Os materiais são elaborados por meio de pesquisas feitas por professores e estudantes da FURG ligados à EEnf, à Faculdade de Medicina (Famed) e ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Prevenção de riscos
Para prevenir a população dos riscos à saúde e garantir um retorno seguro ao lar, a Escola de Enfermagem, em parceria com a Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande, lançou na semana passada o guia básico com orientações para pessoas que tiveram contato com água das enchentes. Dividido em cinco volumes, o material traz informações sobre doenças ocasionadas pelas inundações e aquelas transmissíveis em lugares de grande aglomeração, como abrigos. Alerta, ainda, para a ocorrência de lesões, alergias, choque elétrico, acidentes com animais peçonhentos e outros problemas relacionados à higiene e condições alimentares precárias.
Nos próximos dias, os dois volumes finais irão abordar cuidados com os pets, e o resgate dos programas sociais e dos direitos. Os dois primeiros volumes trataram dos cuidados com o retorno para casa e cuidados pessoais e com a família, e podem ser conferidos neste link.