AGENDA SOCIAL

FURG celebra mês da Consciência Negra com série de atividades

Programação se estende até o dia 8 de dezembro

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra e do Zumbi dos Palmares, instituída pela legislação em 2011. A data foi escolhida em virtude da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, considerado um dos maiores símbolos de resistência e luta dos africanos contra a escravização no período histórico do Brasil Colônia.

Notícias Relacionadas

Pensando nisso, a FURG promove uma série de atividades institucionais durante todo o mês de novembro, para debater as temáticas que envolvem a data, como, por exemplo, a valorização da cultura dos povos africanos, racismo, saúde da população negra, etc.

Segundo a coordenadora da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), Simone Freire, a FURG vem construindo ao longo dos anos diversas ações de enfrentamento ao racismo, e também de valorização da cultura negra. Como reflexo dessa construção, a universidade por meio das suas ações afirmativas, propõe um plano institucional com políticas específicas para ingresso de estudantes e servidores negros, indígenas e quilombolas.   Simone destaca também que a universidade adota medidas quando ocorrem casos de racismo dentro da universidade, sempre que os mesmos são denunciados.

“Ainda que 20 de novembro seja uma data fundamental a ser comemorada, é importante lembrar sempre que a luta se faz no cotidiano, no dia a dia. Esse é o compromisso da universidade”, ressalta a coordenadora.

Arte e união

 Em uma ação conjunta, o Grupo de Pesquisa Núcleo  de Estudos Afro Brasileiros e Indígena (Neabi); o Instituto de Letras e Artes (ILA); a Diretoria de Arte e Cultura (DAC); a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc);  e a Galeria Espaço Incomum, promovem uma exposição intitulada “Ocupação Odoya”, que reúne obras de artistas negros locais. O evento tem curadoria  de Letícia Ponso, Leandro Machado, Paulo Ferreira, Sandra Lee dos Santos Ribeiro e Marcelo Gobatto. O objetivo é destacar a importância da presença negra na região sul do estado. Alguns dos artistas que participam da mostra são estudantes da FURG, outros já passaram pela universidade.

 Entre os artistas homenageados pela atividade estão o Professor Kaciano Gadelha, importante curador de artes visuais  e para o movimento intelectual negro; José Darci e João Eli Castro, ambos considerados expoentes da arte no Rio Grande do Sul.

 A exposição começou na última quinta-feira, 10, na Galeria Espaço Incomum, no Centro de Convivência (CC) do campus Carreiros e a visitação segue aberta até o dia 8 de dezembro.

Para além da exposição, o CC recebe a Amostra Cultural Preta FURG/2022. Confira o cronograma das atividades:

21/11 às 18h - Abertura da Amostra Cultural Preta com a presença da organização, autoridades e cerimonial inter-religioso. A atividade termina com uma apresentação artística musical preta com Gabriel Fredo.

22/11 às 18h30: Palestra e apresentação de roda de Capoeira do Grupo Zumbi dos Palmares.  Logo após, acontece amostra coreográfica de dança afro, intitulada “Filhos da Terra” do grupo “Kimbra Cia. De Dança”.

23/11 às 18h – Apresentação musical da Banda ATIJO Wá

23/11 às 19h30 – Batalha de rap: Batalha da Raça x Batalha do Cassino

25/11 às 18h30 - Apresentação artística musical com o grupo Mente Sem Limite a Renovação é o Rap Gospel e do Rapper Digerio Sortudo. A atividade também conta com degustação de comidas típicas africanas.

Programação diárias:

Coletivo Macanudos

Coletivo Camaleão

Exposição de imagens e dados estatísticos didáticas do racismo estrutural

Exposição do Projeto de Cultura e Memória Vila Operária do Cedro

União da Juventude Socialistas/ UJS

Aguere Produções

União de Negras e Negros pela igualdade (Unegro)

Coletivo KIZOMBA

Atelier Carla Trindade

Remanescentes Quilombolas Gregório Amaral

Movimento Popular de Cultura Afro / MPC

Neabi

O Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígena (Neabi) da FURG e do IFRS, em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMED), 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promovem a 5ª Edição do Fórum Novembro Negro. A ação acontece no dia 30 de novembro, no auditório do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, em três turnos: pela manhã das 9h às 12h; já pela tarde das 13h30 às 17h30 e pela noite das 19h às 21h30.

 Neste ano, a temática do Fórum Novembro Negro é “Concepções e práticas de educação e saúde para a população negra: desafios pós-pandemia”. De acordo com a professora e organizadora do evento, Ingrid Costa, o tema foi pensado para que a comunidade tome ciência das dificuldades enfrentadas pela população negra no período pandêmico, em diversos fatores e segmentos, para pensar estratégias de enfrentamento aos desafios pós-pandemia em uma visão inclusiva.

 “A universidade é um dos melhores espaços para esse processo porque pulsa ali a intelectualidade, o debate, a reflexão, a teoria, a prática para possíveis transformações na sociedade. É ser resistência, e no ato de resistir, imbuir o respeito, o reconhecimento e valorização da história e da cultura negra no mundo e no Brasil, para o fortalecimento da identidade nacional numa perspectiva de educação antirracista”, destaca.

 O objetivo do Fórum Novembro Negro é proporcionar momentos de reflexão das ações desenvolvidas durante o ano inteiro para avaliar os avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

 A programação conta com apresentações artístico-culturais, exposição de trabalhos das escolas e rodas de conversa com temáticas étnico-raciais voltadas para educação e saúde. Entre os eixos temáticos, estão a necessidade de uma construção de um currículo antirracista e às ações realizadas na educação básica e superior para aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do ensino fundamental e médio.

 As inscrições estão abertas para toda a comunidade interna e externa e podem ser realizadas neste link

 Agenda Social

 Nesta sexta-feira, 18, a partir das 16h, a FURG, por meio do projeto Agenda Social, promove a live “Religião de matriz africana como preservação da cultura dos povos negros”. A transmissão é ao vivo no canal oficial da universidade no Youtube.  O evento tem mediação do presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Luiz Otavio Borges.

Entre os participantes estão:

- Cristiano Avila: Coordenador de Projetos do Instituto Cultural Filhos de Aruanda

- Zulkeia Soares: Dirigente espiritual do Ylê Oxalá Dakun e Ogum Beira Mar; membro do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa na representação dos Povos de Matriz Africana (CPCTs)  

- Iyá Flávia: Yalorixá do território afro ancestrálico Ilé Asé Aloyá 

FURG-SLS

O projeto Kilombo Literário, criado em 2019 no campus Carreiros, e que integrou as suas atividades junto ao campus de São Lourenço do Sul em 2020, tem previsão  de promover no Dia da Consciência Negra, 20, uma roda de leitura online, com obras de autoras e autores negros. A ação é aberta à comunidade acadêmica, e à população em geral.  

A iniciativa tem como objetivo resgatar a ancestralidade, promover o acolhimento e fomentar o protagonismo de estudantes negros na universidade.

Para saber mais sobre a programação, acompanhe o projeto na página do Facebook ou pelo Instagram

 

 

 

Galeria

Ocupação Odoyá se estende até o dia 8 de dezembro

Fernando Halal/Secom