MEMÓRIA

FURG celebra centenário do fundador do Museu Oceanográfico

Professor Eliezer de Carvalho Rios foi diretor do museu por 50 anos, desde sua fundação

Foto: Arquivo/Museu Oceanográfico

Neste 9 de novembro, celebra-se o centenário do nascimento de uma das mais importantes figuras públicas da história da cidade do Rio Grande.

Notícias Relacionadas

O professor Eliezer de Carvalho Rios (1921-2015) foi um dos maiores pesquisadores brasileiros na Oceanografia, com ênfase em Malacologia. Graduou-se em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1944 e ensinou Química Inorgânica durante 25 anos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da qual foi fundador e professor emérito.

O professor Rios foi um pioneiro da Oceanografia gaúcha. Sempre manteve prolífica correspondência com diversas instituições pelo mundo, sobretudo instituições oceanográficas norte-americanas, com as quais construiu colaborações e intercâmbios científicos.

Em 1953 fundou o Museu Oceanográfico, o qual dirigiu por 50 anos. Nesse espaço, passou a desenvolver pesquisas de laboratório e implantou uma exposição com seu acervo para visitação, contribuindo para despertar na população local o interesse pelas ciências do mar.

"O centenário do nascimento do Prof. Rios suscita a terna memória deste mestre que tanto contribuiu para a pesquisa, ensino e extensão e que potencializou o desenvolvimento acadêmico e social do Rio Grande", destaca o diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos.

Em um primeiro momento, o Museu Oceanográfico esteve localizado na Praça Tamandaré, funcionando na Casa do Jardineiro cedida pela Prefeitura Municipal até 1973, quando então ficou pronta a nova (e atual) sede, situada na Rua Heitor Perdigão, com o apoio da Fundação Cidade do Rio Grande. Na época, seu presidente era Francisco Martins Bastos. Até hoje, esta sede é considerada muito importante, tendo passado por diversas atualizações e modernizações das exposições e coleções.

Durante esses 50 anos em que esteve na diretoria do Museu, o professor Rios montou uma coleção de 51 mil amostras de conchas e 8,8 mil espécies. Escreveu também quatro livros sobre conchas brasileiras (1970, 1975, 1985 e 1994) e publicou 70 artigos científicos sobre moluscos. Em 1971, ele recebeu seu diploma de mestrado em Malacologia e, depois, fez um curso na Ufrgs ministrado pelo professor Emily Vokes, da Tulane University, EUA. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Malacologia por duas vezes (1977-1979 e 1991-1993), e também um dos fundadores do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande.

O professor Eliézer de Carvalho Rios, que atuava no curso de Engenharia Industrial, foi indicado para assumir o cargo de diretor do curso de Oceanologia e coordenar as medidas administrativas para seu funcionamento. A primeira turma era constituída, em sua maioria, por acadêmicos do Rio Grande do Sul. As aulas tiveram início no dia 1° de março de 1971. A aula inaugural, que teve por título “Novos Mundos da Oceanografia”, foi proferida no auditório da Biblioteca Rio-Grandense pelo diretor do curso.

O Museu Oceanográfico foi a instituição que permitiu a fundação, posteriormente, do Complexo de Museus da FURG, que hoje compreende o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, Centro de Convívio dos Meninos do Mar, Museu Antártico, Eco-Museu Ilha da Pólvora e Museu Náutico.