A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza na próxima quinta-feira, 18, a apresentação da proposta de Protocolo de prevenção e enfrentamento do racismo na instituição. A apresentação será realizada em reunião aberta da Comissão de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades Secaid/FURG), às 9h30min, no Cidec-Sul, Campus Rio Grande, Unidade Carreiros.
FURG define funcionamento nos dias de jogos da Copa do Mundo 2026
Enem 2026: período de inscrição termina hoje
Abertas as inscrições para a COPSul
A Comissão de Assuntos Afro-brasileiros da Secaid convida toda a comunidade acadêmica para participar deste momento, que marca o reconhecimento da necessidade de um documento que oriente a comunidade acadêmica quanto ao tema. O documento trabalha aspectos relacionados à prevenção e identificação do racismo e traz orientações para o acolhimento das vítimas de violência racial e com relação aos encaminhamentos devidos, quando do recebimento de denúncias de racismo. O documento indica ainda repositórios com informações pertinentes à temática, bem como conta com um glossário de termos relacionados à pauta étnico-racial.
O protocolo foi elaborado por integrantes da Comissão de Assuntos Afro-brasileiros da Secaid e teve sua versão inicial apresentada e discutida no 2º Seminário Interno da Secaid, realizado em maio deste ano. A proposta surgiu de discussões sobre a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNeerq), que prevê, em um dos seus eixos, que as instituições de ensino elaborem protocolos de prevenção e enfrentamento do racismo.