Considerando os princípios da economicidade e da eficiência da administração pública, bem como a menor demanda de atividades administrativas e acadêmicas durante o período não letivo e, ainda, as datas do calendário universitário 2024/2025; na última semana, o Gabinete da Reitoria divulgou a portaria de número 104, que dispõe sobre o funcionamento da FURG no recesso acadêmico. O documento indica, portanto, que os atendimentos internos e externos acontecerão das 8h às 12h em modo presencial e, no turno da tarde, em modelo remoto, com exceção das unidades abrangidas pela portaria de jornada flexibilizada, que devem cumprir horário presencial das 8h às 14h, listadas ao longo deste texto.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Servidores Técnico-administrativos em Educação (TAEs) que participam do Programa de Gestão na modalidade teletrabalho parcial, deverão desempenhar suas atividades de atendimento presencial no horário das 8h às 12h, sem prejuízo do restante da jornada de trabalho, conforme definido no seu respectivo plano de trabalho. Os TAEs que estão na modalidade presencial deverão desempenhar suas atividades conforme individualmente definido no plano de trabalho, concentrando as atividades que envolvam atendimento presencial no período supracitado.
TAEs que participam do Programa de Gestão na modalidade teletrabalho integral deverão desempenhar suas atribuições em consonância com o plano de trabalho. Por fim, aqueles que não participam do Programa de Gestão manterão o desenvolvimento de suas atividades conforme organização já existente em sua unidade, concentrando as atividades que envolvam atendimento presencial no horário das 8h às 12h e as demais atividades, que não requerem atendimento aos públicos externo e interno, no turno da tarde.
Serviços em jornada flexibilizada
Conforme mencionado acima, algumas unidades da FURG são abrangidas por uma portaria que regulamenta sua jornada diária em um formato flexibilizado, em razão da natureza das atividades desenvolvidas. Para este grupo, a jornada de trabalho presencial deve acontecer das 8h às 14h. Confira a seguir a lista de unidades neste sistema:
- Sistema de Bibliotecas (Pró-reitoria de Graduação);
- Coordenação de Registro Acadêmico (Pró-reitoria de Graduação);
- Coordenação de Promoção à Saúde (Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas)
- Coordenação de Serviço Social (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis);
- Secretaria Geral (campus de Santo Antônio da Patrulha);
- Divisão do Protocolo (Pró-reitoria de Infraestrutura).
Quem fica excluído da decisão?
Ainda em função da natureza de algumas atividades, alguns grupos de trabalho ficam excluídos do cumprimento da portaria. Na oportunidade, servidores do Grupo de Vigilância e do Hospital Universitário deverão cumprir suas jornadas de trabalho horários de expediente já pactuados. Outros serviços que necessitem continuar desenvolvendo suas atividades presenciais no horário normal ou mediante escala de turnos ininterruptos, terão seus servidores requisitados.
Lista de contatos para atendimento remoto
Confira a seguir a lista de contatos das unidades da Universidade para que seja possível requisitar atendimentos remotos durante o recesso acadêmico. Os dados estão organizados conforme macrodivisões e estão sujeitos a alterações e complementações durante o período.