A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abriu neste semana as inscrições para os processos seletivos específicos voltados a estudantes quilombolas, indígenas e transgêneros para ingresso em 2026/1. As inscrições podem ser feitas até 11 de janeiro de 2026 pelo site da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse/FURG).
FURG avança em parceria com a Liga Coop para o desenvolvimento de uma plataforma digital de transporte urbano
Divisão de transportes da FURG conta com novo ônibus a partir de janeiro de 2026
Em Brasília, reitora assina com MDS a criação da primeira Cuidoteca da região sul
O resultado final será divulgado em 23 de fevereiro de 2026. O período de matrícula para os aprovados será de 23 a 25 de fevereiro. O início do semestre letivo está previsto para 2 de março. Mais informações, editais, cronogramas e inscrições, no site da Coperse.
Os três processos envolvem diferentes requisitos e etapas de seleção. Confira as principais informações abaixo.
Estudantes Quilombolas
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Quilombolas destina-se exclusivamente a remanescentes de comunidades quilombolas, cuja caracterização é atestada mediante autodeclaração e confirmação das lideranças da comunidade inscrita no cadastro geral junto à Fundação Palmares, que concluíram o ensino médio em escola pública (ou com bolsa integral) e não possuem ensino superior completo.
São oferecidas 10 vagas, uma para cada curso participante: Administração, direito, Educação Física, Enfermagem, farmácia, Engenharia de Computação, Gestão Ambiental, Medicina, pedagogia e Psicologia. A seleção será composta de três etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 40% na nota final); Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 30% na nota final) e Entrevista (peso de 30% na nota final). Os locais de prova serão Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.
Estudantes Indígenas
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas é voltado a pessoas indígenas aldeadas, reconhecidas pelas suas lideranças e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que tenham concluído o ensino médio até a matrícula; tenham estudado em escola pública (ou com bolsa integral em particular); e não tenham curso superior completo.
São oferecidas 10 vagas, uma para cada curso participante: Ciências Sociais, Direito (diurno e noturno), Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Letras – Português, Medicina, Pedagogia e Psicologia. A seleção será composta de três etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 40% na nota final); Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 30% na nota final) e Entrevista online (peso de 30% na nota final). Os locais de prova serão Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul.
Estudantes Transgênero
O Edital para Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Transgênero é voltado a pessoas transgênero, incluindo travestis, homens e mulheres trans e pessoas não binárias, que concluíram o ensino médio, estudaram em escola pública (ou com bolsa integral em particular) e não possuem ensino superior completo.
São oferecidas 10 vagas, a serem preenchidas em 10 cursos de graduação presencial da FURG, distribuídos entre os campi de Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. As 10 vagas serão ocupadas considerando o limite de uma vaga por curso, até o limite de 10 cursos. A seleção será composta de duas etapas: Prova de Redação presencial no dia 8 de fevereiro (peso de 60% na nota final) e Memorial Descritivo entregue no dia da prova (peso de 40% na nota final). A prova será realizada em Rio Grande.