FURG FM

FM Café terá pausa em sua programação a partir de segunda-feira, 24

Recesso possibilitará planejar a retomada do formato tradicional do programa

Foto: Thiago Lehn/Secom
Thiago Lehn/Secom

Transmitido simultaneamente pela FURG FM e pelo canal da FURG no Youtube, o programa jornalístico ‘FM Café’, entrará em um período de recesso a partir desta segunda-feira, 24. A pausa será utilizada para reestruturação e planejamento de um novo formato para a atração que se acumula mais de 20 anos no ar. A remodelagem visa retomar algumas características já adotadas anteriormente pelo programa em sua longeva história, como a presença de dois blocos - o primeiro dedicado para notícias locais, regionais e sobre a FURG; e o segundo voltado para a pauta do dia com a presença de convidados -, tudo isso com a tão esperada volta dos comentaristas, sendo um para cada uma das cinco edições na semana.

Notícias Relacionadas
 Comentaristas

Nesta nova etapa, o programa voltará a contar com um de seus mais antigos comentaristas, o professor da Faculdade de Direito (Fadir), Péricles Gonçalves - também presidente do Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume).  "Sendo um daqueles que começaram o programa, me sinto muito honrado de voltar a participar do FM Café, que, de certa forma, é herdeiro do RU Café – nome da primeira versão da atração que viria a se transformar no FM Café como ficou conhecido”, explica e completa o professor: “neste momento, acho que cabe uma homenagem a quem ancorava aquele programa, que hoje não está mais conosco: o jornalista Otto Bender. O nome da atração foi alterado com a morte do Otto, e eu continuei como comentarista por muitos anos, e agora, depois desta pausa, com muito prazer, volto a colaborar com as edições diárias".

Outro remanescente da bancada clássica de comentaristas que retorna para o posto é o servidor aposentado Eduardo Carvalho Pereira (Duda). De acordo com ele, este formato dividido em dois períodos permite uma relação boa entre informação e debate, ainda mais considerando as transformações vivenciadas pela comunicação nos últimos anos.  "Há bem pouco tempo passamos de um mundo de informação escassa para um mundo de informações excessivas, e muitas vezes embaralhadas ou mesmo contraditórias, no qual o debate franco e aberto pode ser uma das poucas formas de conseguir extrair sentido congruente do imenso cipoal de informações que a tecnologia moderna fez chegar até todos nós", destacou. 

Completam a bancada de comentaristas mais três estreantes: Débora Amaral, diretora de Arte e Cultura; Cassiane Paixão, professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI); e Fábio Dal Molin, professor do ICHI do campus Santo Antônio da Patrulha.

Mais novidades

Além da presença de um intervalo entre os blocos, outra novidade em relação ao novo formato será a criação de um espaço musical dentro do programa, elencando diariamente uma canção que poderá contribuir para a pauta do dia ou, ainda, com as datas comemorativas específicas do período de transmissão.

A nova fase do programa poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, a partir do dia 7 de agosto. Enquanto isso, durante este recesso, serão exibidas, diariamente, reprises das pautas destaque do primeiro semestre da temporada 2023.  Ao longo do período estipulado para a pausa dos trabalhos, caso surjam pautas institucionais ou assuntos extraordinários que normalmente seriam repercutidos por meio do FM Café, a Secretaria de Comunicação (Secom) se compromete a promover lives especiais para suprir a demanda.

Multicampia no FM Café

Desde 2022, a produção do programa conta com a participação remota dos integrantes da equipe da Secom nos territórios onde a FURG possui campus, que apresentam o programa em conjunto com os habituas âncoras. Esta ação possibilitou a descentralização da divulgação das notícias da FURG, trazendo para a audiência um panorama dos campi, considerando suas particularidades. A princípio, a participação ocorria apenas nas quintas-feiras em um quadro chamado "Quinta Multicampi".

Com a resposta positiva da comunidade acadêmica e externa à proposta, o quadro foi extinto, possibilitando a participação dos representantes de cada campus em qualquer dia da semana, de acordo com o planejamento institucional e organização das pautas.

Agora, com o novo formato, a produção seguirá explorando a abrangência das interações multicampi, facilitadas pelo avanço tecnológico e pela presença de profissionais da comunicação em todos os campi da FURG.