EGRESSO

Ex-aluno é nomeado Procurador aos 23 anos

Diuster de Franceschi Gariboti prestou o concurso no último ano do curso de Direito, já aprovado no Exame da Ordem

Uma trajetória que demonstra a qualidade do ensino superior público e seu poder de transformar vidas e garantir o futuro. Com apenas 22 anos, ainda no último ano do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Diuster de Franceschi Gariboti foi aprovado em 1º lugar no concurso público para Procurador do Município de Camaquã (RS).

Notícias Relacionadas

As provas foram realizadas em novembro de 2024. A formatura ocorreu em fevereiro e a nomeação e a posse vieram em setembro deste ano. Hoje, aos 23 anos, reside em Camaquã, onde exerce as atribuições do cargo com o qual sempre sonhou, e compartilha o exemplo e a alegria da nomeação. "Ser Procurador significa muito mais do que uma conquista pessoal: é o resultado de anos de esforço, disciplina e foco. E o início de uma missão de servir à sociedade com ética, responsabilidade e compromisso com o interesse público", afirma.

Natural de Estrela Velha (a cerca de 460km de Rio Grande), Gariboti sempre estudou em escola pública e ingressou na FURG em 2020, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU)/Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela cota de escola pública. A preparação para concursos públicos iniciou no último ano da graduação. Já o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil foi realizado quando estava no oitavo semestre da faculdade, faltando dois para a conclusão, e a aprovação veio logo na primeira tentativa.

Para o Exame da OAB, a preparação ocorreu ao longo de aproximadamente três meses, conciliando os estudos com as disciplinas da graduação. Para o concurso de Procurador, manteve uma rotina de cerca de cinco meses de preparação, estudando em média três horas por dia. Ele explica como foi conciliar a rotina de estudos na faculdade com a preparação: "Durante toda a faculdade, fiz as aulas da FURG de manhã e estágios no período da tarde, além de participar de grupos de pesquisas e iniciação científica, morar sozinho e ter que cuidar da casa. Sobrava apenas o período da noite para estudar e me preparar para a OAB e concursos, mas sempre mantive a constância para conseguir estudar e realizar esses objetivos".

Sobre a contribuição do curso de Direito da FURG na preparação, afirma: "A graduação ofereceu uma base sólida em diversas áreas do Direito, combinando teoria e prática, e ajudou a desenvolver habilidades essenciais, como interpretação de normas, análise de casos concretos e raciocínio jurídico. Além disso, participei de projetos acadêmicos, monitorias e grupos de estudo, que estimularam a disciplina, a organização e a capacidade de estudo contínuo, qualidades fundamentais para enfrentar a OAB e concursos de forma eficaz".

Gariboti também comprou alguns materiais voltados à preparação para a OAB e concursos públicos, principalmente no formato de documento portátil (pdf). "Os materiais complementaram os estudos realizados na faculdade, ajudando a aprofundar o conhecimento jurídico e a desenvolver técnicas de resolução de questões e estratégias de estudo", destaca.


Trajetória acadêmica

No terceiro semestre do curso, em 2022, Gariboti foi selecionado e recebeu bolsa de estudos do programa de mobilidade acadêmica da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) para estudar durante um período do curso em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, por aproximadamente seis meses. "Foi uma fase incrível da minha vida, com muitas vivências e experiências que vou levar para o resto da minha vida", destaca.

Durante a graduação, também recebeu bolsa do Programa de Apoio Pedagógico de Estudantes Indígenas e Quilombolas (APEIQ), desenvolvido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. "Por meio do programa, tive a oportunidade de auxiliar uma estudante indígena, oferecendo acompanhamento acadêmico e contribuindo para sua permanência e desenvolvimento no curso", conta.

Na formatura, foi premiado como aluno com melhor desempenho acadêmico da turma. Quanto ao futuro, Gariboti revela que pretende continuar estudando para concursos, mas ainda está decidindo qual será seu cargo final.

Em relação à aprovação no concurso e o caminho trilhado até aqui, faz questão de expressar o orgulho de "ser FURG", sua gratidão ao curso, à Faculdade de Direito (Fadir/FURG) e à instituição. "Esse é, sem dúvida, um dos maiores marcos da minha vida. Sou profundamente grato à FURG, que me proporcionou não apenas uma formação de excelência, mas também o ambiente de incentivo e aprendizado que tornaram possível chegar até aqui".

Para os futuros formandos, deixa uma mensagem de incentivo: "Aos estudantes que hoje trilham esse mesmo caminho: acreditem no potencial de vocês. Com determinação, foco e amor pelo que se faz, é possível alcançar resultados extraordinários, mesmo antes de se formar".