C3

Equipe de robótica da FURG é classificada para o campeonato mundial na Holanda

Robocup 2024 acontece entre os dias 17 e 21 de julho, em Eindhoven

Foto: Divulgação/C3

A equipe FBOT@Home foi selecionada para participar do Robocup 2024, campeonato mundial de robótica que acontece em julho em Eindhoven, na Holanda.

Notícias Relacionadas

O processo de seleção para a classificação teve início em novembro, logo após a consagração com o bicampeonato na Competição Brasileira de Robótica (CBR), conforme relata Jardel Dyonisio, um dos estudantes da FURG que integram o time. "Começamos a montar os materiais e enviar vídeos para enviar à organização. Sabemos que é sempre complicado conseguir se classificar, pois há equipes muito fortes do mundo inteiro atuando nessa área há mais tempo que nós. Nesta chamada foram inscritas 22 equipes na nossa categoria, e ficamos entre as 13 classificadas", explica o competidor. 

Assim, foram enviados pela equipe da FURG um vídeo mostrando as tarefas que o robô consegue fazer, um artigo científico especificando todas as habilidades do robô e as ferramentas utilizadas nas atividades, e também o site da equipe FBOT, onde figuram as informações do grupo, publicações e as competições de que participou.

A Robocup 2024 acontece de 17 a 21 de julho. O vídeo oficial de lançamento do evento pode ser conferido aqui.

Automação e robótica inteligente
A equipe de robótica do FBOT é uma iniciativa do grupo de automação e robótica inteligente do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, voltada ao desenvolvimento de robôs móveis e autônomos para participar de campeonatos brasileiros e, mais recentemente, mundiais de robótica. A estreia em mundiais aconteceu em 2022, na Tailândia, na categoria de robôs domésticos, onde o time conquistou o título de terceira melhor equipe do mundo.

O FBOT está presente nas categorias Standart Educational Kit (LEGO), Flying Robots Trial League (Hydrone), Futebol de Pequenos Robôs (VSSS) e na categoria de Robôs Domésticos @Home, onde é utilizada a robô DoRIS.