FOMENTO

Entidades formam parceria e possibilitam aperfeiçoamento profissional

São oito mulheres atendidas na primeira edição da capacitação

Foto: Unidade de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ingressou na parceria do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da FURG e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) para possibilitar o curso de Aperfeiçoamento de Costura para o grupo de costureiras "Mulheres Daqui". O grupo é incubado pelo Nudese e possui oito integrantes da comunidade rio-grandina – são mulheres desempregadas ou que precisam de complementação de renda. 

Notícias Relacionadas
A proposta do curso é unir prática, aperfeiçoamento e atualização de técnicas de costura, possibilitando a padronização da costura e das peças produzidas. Com isso, as participantes confeccionarão materiais com mais qualidade, preparando-as para fornecer serviços e peças para empresas e comunidade, gerando renda para as famílias. As integrantes do grupo já participaram de outros cursos realizados ao longo de 2020 e foram capacitadas para suprir a demanda na confecção de máscaras e de conjuntos hospitalares. As aulas são realizadas seguindo os protocolos de segurança vigentes e iniciaram em 4 de janeiro, com previsão de término para março, totalizando 90 horas de carga horária, com encontros três vezes por semana, com três horas de duração.  

O curso é realizado no CCMar e ministrado por uma professora do próprio local. O HU-FURG/Ebserh fornece o material, linhas e tecidos, para a confecção das peças (roupas para as diferentes áreas assistenciais do hospital). O Nudese é o fomentador e organizador do grupo, reforçando sua responsabilidade com a comunidade local de oferecer apoio a projetos que tenham enfoque na promoção do desenvolvimento por meio de geração de trabalho e renda. 

Sobre a Rede Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.