INOVAÇÃO

Empresas Augen e Phi assinam contrato de serviço no Oceantec

Assinatura do documento ocorreu na tarde de quinta-feira, 18

Foto: Divulgação

Foi firmada na tarde de quinta-feira, 18, a assinatura do contrato de serviço entre a empresa júnior Phi e a Auge, já instalada no Oceantec - Parque Científico e Tecnológico da FURG.

Notícias Relacionadas

"É um momento muito interessante de conexão e de aprendizado acadêmico para os alunos, e também de parceria e interação entre as empresas do Parque e as empresas juniores da FURG", avalia o diretor do Oceantec. "Quando criamos a Oceantec a ideia era essa: movimentar o empreendedorismo, fomentar o desenvolvimento tecnológico dentro da universidade - e trazendo a comunidade universitária para dentro do Ocentec para que isso possa ser feito".

Gibbon enfatiza a importância de ter como parceira a Augen, uma empresa "com DNA da FURG" que possui colegas professores no seu quadro de empreendedores - e que foi criada passando pela pré-incubação e incubação e agora está instalada no Parque, "ou seja, uma das primeiras empresas que completam o ciclo todo, que é o que desejamos que todas as outras façam".

Outras empresas juniores instaladas no Parque já desenvolvem uma interação com empresas do Parque e da Innovatio, além de empresas de fora do universo da FURG.

"Esperamos que mais movimentos e ações como essa aconteçam. É importante ver a roda girando. E é preciso enaltecer a atitude colaborativa da Augen, que poderia ter contratado esse serviço com qualquer outra empresa em qualquer outro lugar, mas fez questão de trazer uma empresa júnior da FURG para cumprir esse papel", observa Gibbon. "A parceria, a cordialidade e o senso de coletividade que a empresa traz nesse movimento é muito importante tanto para o ecossistema da FURG como para o ecossistema empresarial da cidade do Rio Grande. As empresas locais precisam entender que o mundo hoje não é mais competição e sim colaboração. E é bacana que isso nasça dentro da universidade, porque esse é o espírito que a gente promove desde o início da concepção do projeto, dentro da Oceantec. Que possamos colaborar e crescer juntos".

Confiança e suporte
A Phi Consultoria Jr. é uma empresa júnior da FURG voltada a projetos e consultoria em Engenharia Química. De acordo com o presidente Gilnei Schubert Junior, a parceria vai muito além do contrato recém-assinado. "É apenas o primeiro passo no contato entre essas duas fortes áreas do empreendedorismo da FURG, as startups e as empresas juniores. Como graduando e representante da Phi, empresa júnior da Engenharia Química da universidade, sinto que é motivador receber essa confiança e suporte; nos faz querer crescer cada vez mais", analisa. "Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sair da universidade com experiência direta em empreendedorismo traz destaque na hora de conquistar uma vaga. Agradecemos muito a Augen e todos os envolvidos por essa oportunidade incrível".

Engenheiro mecânico e um dos sócios da Augen Engenharia, Moises Borges avalia a parceria como "muito relevante, pois incentivaremos uma empresa júnior da nossa universidade e receberemos um trabalho técnico de qualidade. Esta é uma relação onde todos ganham, inclusive a FURG, pois o ecossistema de Inovação cresce com ações deste formato, mas precisamos que as empresas confiem nesta relação. A Augen acredita que esta é uma relação que deve ser praticada por outras empresas também".

Para o professor Felipe Kessler, da Escola de Química e Alimentos (EQA), a assinatura do contrato registra "uma importância muito grande na intenção da EQA e das empresas já encubadas na Oceantec, justamente no sentido de nos tornarmos um ambiente, um ecossistema favorável à inovação. A contratação de uma empresa júnior da EQA por uma empresa estabelecida mostra não só a intenção de promoção dos nossos estudantes da universidade, como também o reconhecimento do trabalho da unidade e também o seu reconhecimento como uma unidade formadora de empresas e de pessoas capacitadas para atuar diretamente em um polo de inovação como o da Oceantec".


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.