RECONHECIMENTO

Em visita, ex-reitor Garcia conversa com a gestão e recebe homenagem na FAURG

Professor aposentou-se em 2015, mas seguiu atividades na FURG como coordenador de projetos

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Durante a manhã e a tarde desta última terça-feira, 15, o ex-reitor Carlos Alberto Eiras Garcia esteve em Rio Grande para uma visita ao campus Carreiros. Na oportunidade, o professor aposentado conversou com a gestão sobre os desafios da administração superior e conheceu as novas instalações da Fundação de Apoio à FURG (FAURG).

Notícias Relacionadas
Recentemente, a FURG celebrou a aprovação do projeto Rede Nacional de Observação e Monitoramento Oceânico (ReENOMO), na Chamada INCT CNPq 46/2024 - uma das mais expressivas do país em termos de ciência, tecnologia e inovação, destinada à constituição de Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta foi coordenada pelo professor Carlos Garcia, que também coordena outros projetos de grande relevância como o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta).

Em reunião com a reitora Suzane Gonçalves; com o vice-reitor, Ednei Primel; com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Daiane Dias; com a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Silvia Botelho; e com o assessor da reitoria, Mozart Tavares, Garcia comentou sobre os desafios que enfrentou durante a sua gestão, que durou de 1997 a 2000, assim como também pôde ouvir sobre o cenário complexo que a FURG vem enfrentando nos últimos anos.

De acordo com a reitora, a visita do professor representa um grande ato de reencontro com a memória da instituição e o compromisso institucional que, mesmo após dez anos de aposentadoria, liga a vida e trajetória do ex-reitor à instituição, seja por meio de projetos ou por meio dos reflexos de transformação iniciados no passado e que contribuíram para a FURG que conhecemos hoje.

“A visita do professor Garcia à FURG é um motivo de grande reconhecimento e respeito. Sua gestão foi um período marcante na história da nossa universidade, caracterizado por uma profunda reestruturação institucional e por avanços que moldaram a FURG como a conhecemos hoje. Foi sob sua liderança que a universidade implementou pela primeira vez a estrutura de pró-reitorias, organizando de forma mais eficiente e estratégica as políticas acadêmicas e administrativas, e também foi um dos idealizadores do Centro de Convivência, inaugurado ainda durante o seu mandato, em 2000”, declarou a reitora.

Ainda durante a gestão do professor Garcia foram criados dois novos cursos de graduação: Engenharia Civil Empresarial e Engenharia Mecânica Empresarial, ambos em 1999. No mesmo ano, aprovou um novo estatuto da Universidade.

“Recebê-lo novamente em nossa instituição é também uma oportunidade de celebrar essa trajetória de compromisso com a educação pública, com a inovação e com a construção coletiva. A história da FURG é feita por pessoas como o professor Garcia, que, com visão e dedicação, contribuíram para que chegássemos até aqui", completa a reitora.

Homenagem

Outro marco importante da sua gestão foi a criação da Faurg, em 1998, que iniciou as operações no ano seguinte. Na ocasião, a ideia era centralizar uma entidade privada, sem fins lucrativos, para apoiar a consecução dos objetivos da Universidade no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, com a participação da reitoria no Conselho Deliberativo. O novo modelo se mostrou um grande sucesso, já, que desde a sua instalação, a Fundação já apoiou mais de mil e duzentos projetos, além de expandir os seus serviços para outras instituições como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Hospital Universitário Miguel Riet Correa Jr. (HU-FURG/Ebserh).

“Quando eu assumi existiam duas fundações, a FDC e a Fapeco, e ambas atuavam com uma certa independência da gestão da Universidade. Nossa ideia naquele momento era unificar esses mecanismos em uma fundação forte e com o devido acompanhamento da reitoria. Naquele início a Faurg era composta por uma ou duas pessoas, e por isso, me alegra muito ver tanta gente aqui hoje”, contou o ex-reitor durante a sua fala.

Na oportunidade, a diretora da Faurg, Danúbia Espindola, entregou uma placa em homenagem ao empenho do professor pela criação da Fundação.

Trajetória

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas em 1977, mestre e doutor em Oceanografia pela University of Southampton, em 1986 e 1989, respectivamente, Garcia ingressou na FURG ainda em 1979, ministrando disciplinas de física para os cursos de Engenharia. Com o tempo, interessou-se pela área da Oceanografia Física, assumindo a posição de professor titular do Instituto de Oceanografia (IO).

Ao longo de sua carreira, Garcia desempenhou as funções administrativas de Chefe do Departamento de Física (1982-1984 e 1994-1996) e de reitor (1997-2000). Em janeiro de 2009, assumiu a Direção do IO, função em que permaneceu até 2013. Em 2015 aposentou-se, embora tenha continuado a desenvolver atividades como professor voluntário e coordenador de projetos de pesquisa. 

 

Galeria

Professor aposentou-se em 2015, mas seguiu atividades na FURG como coordenador de projetos

Hiago Reisdoerfer/Secom