Nesta quarta-feira, 9, uma comitiva da gestão superior da FURG realizou uma agenda de visitação ao campus de Santo Antônio da Patrulha para apresentar a situação financeira atual da Universidade e, também, discutir projetos futuros. O encontro realizado na Unidade Bom Princípio, contou com a presença da reitora Suzane Gonçalves; do vice-reitor, Ednei Primel; do pró-reitor de Assuntos Estudantis, André Lemes; do diretor da Escola de Engenharia (EE), Luciano Biehl; do vice-diretor da Escola de Química e Alimentos, Carlos Severo Felipe; além de estudantes, diretores, professores e técnicos locais.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
No início da agenda, a reitora apresentou a situação financeira da FURG em detalhes. “Apesar dos recentes repasses complementares, a Universidade ainda enfrenta restrições que podem comprometer o funcionamento de algumas atividades”, afirmou. Ainda de acordo com Suzane, o cenário é uma realidade com a qual a gestão vem trabalhando desde o início do ano, que iniciou já com um déficit de R$ 12 milhões. Na ocasião, os esforços da instituição estiveram concentrados na quitação dessa dívida, o que impossibilitou novos investimentos.
Em sua fala, o vice-reitor informou sobre a criação de uma “Sala de Situação”, composta por diversos integrantes da Universidade, para estudar alternativas internas e externas, visando otimizar recursos e garantir a continuidade de atividades. Por fim, Ednei destacou que esse deve ser um esforço conjunto, de todos os campi, para que seja possível enfrentar e vencer os desafios postos.
Expansão do campus
Na ocasião, conquistas muito aguardadas para o campus SAP também foram abordadas, como a construção dos prédios do Parque Científico e Tecnológico e do Restaurante Universitário. De acordo com a reitora, são grandes investimentos, que contam com o envolvimento de instituições diversas. Ainda segundo a reitora, as obras estão agendadas para iniciar no segundo semestre de 2025.
Outro assunto tratado, foi o transporte para o campus. Atualmente não existe uma linha municipal que atenda a Unidade Bom Princípio, e, portanto, os estudantes contam com um transporte contratado pela própria Universidade, que tem algumas restrições em razão da sua natureza. De acordo com Suzane, a demanda vem sendo tratada junto à prefeitura, que, por sua vez, reforçou seu compromisso com a Universidade, ao garantir que abrirá uma nova licitação do transporte público na cidade, procurando atender a região onde o campus está localizado.
O diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente, agradeceu a presença e a transparência da reitoria, destacando “o comprometimento e o acolhimento que a nova gestão tem com o campus”. Ainda em sua fala, o gestor destacou que as universidades sempre enfrentaram desafios complexos, e, com união e trabalho, é que se torna possível superá-los.