Nesta quarta-feira, 9, uma comitiva da gestão superior da FURG realizou uma agenda de visitação ao campus de Santo Antônio da Patrulha para apresentar a situação financeira atual da Universidade e, também, discutir projetos futuros. O encontro realizado na Unidade Bom Princípio, contou com a presença da reitora Suzane Gonçalves; do vice-reitor, Ednei Primel; do pró-reitor de Assuntos Estudantis, André Lemes; do diretor da Escola de Engenharia (EE), Luciano Biehl; do vice-diretor da Escola de Química e Alimentos, Carlos Severo Felipe; além de estudantes, diretores, professores e técnicos locais.
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
16ª Fitec conta com mais de 30 projetos destacando áreas como sustentabilidade, indústria 4.0 e biotecnologia
FURG assina protocolo de intenção com empresa japonesa para desenvolvimento sustentável
No início da agenda, a reitora apresentou a situação financeira da FURG em detalhes. “Apesar dos recentes repasses complementares, a Universidade ainda enfrenta restrições que podem comprometer o funcionamento de algumas atividades”, afirmou. Ainda de acordo com Suzane, o cenário é uma realidade com a qual a gestão vem trabalhando desde o início do ano, que iniciou já com um déficit de R$ 12 milhões. Na ocasião, os esforços da instituição estiveram concentrados na quitação dessa dívida, o que impossibilitou novos investimentos.
Em sua fala, o vice-reitor informou sobre a criação de uma “Sala de Situação”, composta por diversos integrantes da Universidade, para estudar alternativas internas e externas, visando otimizar recursos e garantir a continuidade de atividades. Por fim, Ednei destacou que esse deve ser um esforço conjunto, de todos os campi, para que seja possível enfrentar e vencer os desafios postos.
Expansão do campus
Na ocasião, conquistas muito aguardadas para o campus SAP também foram abordadas, como a construção dos prédios do Parque Científico e Tecnológico e do Restaurante Universitário. De acordo com a reitora, são grandes investimentos, que contam com o envolvimento de instituições diversas. Ainda segundo a reitora, as obras estão agendadas para iniciar no segundo semestre de 2025.
Outro assunto tratado, foi o transporte para o campus. Atualmente não existe uma linha municipal que atenda a Unidade Bom Princípio, e, portanto, os estudantes contam com um transporte contratado pela própria Universidade, que tem algumas restrições em razão da sua natureza. De acordo com Suzane, a demanda vem sendo tratada junto à prefeitura, que, por sua vez, reforçou seu compromisso com a Universidade, ao garantir que abrirá uma nova licitação do transporte público na cidade, procurando atender a região onde o campus está localizado.
O diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente, agradeceu a presença e a transparência da reitoria, destacando “o comprometimento e o acolhimento que a nova gestão tem com o campus”. Ainda em sua fala, o gestor destacou que as universidades sempre enfrentaram desafios complexos, e, com união e trabalho, é que se torna possível superá-los.