FORMAÇÃO

Ciex realiza capacitação em Sistemas de Informações Espaciais e Processamento de Dados Georreferenciados

Ação foi destinada a técnicos da Prefeitura de São José do Norte

Foto: Divulgação/CIEX

Nesta última terça e quarta-feira, 6 e 7, o Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex) realizou um curso de capacitação voltado aos técnicos da Prefeitura Municipal de São José do Norte. O treinamento, que aconteceu na sede do Centro, ofereceu aos participantes uma formação básica em sistemas de informações espaciais e processamento de dados georreferenciados.

Notícias Relacionadas
A ação foi ministrada pelo professor do Centro de Ciências Computacionais (C3) e atual secretário de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária da cidade do Rio Grande, Glauber Gonçalves. Para ele, a capacitação é uma oportunidade estratégica no fortalecimento da atuação técnica da administração pública e faz parte de uma agenda de integração entre o Ciex e os municípios da Região Sul para o uso qualificado do conhecimento gerado na instituição.

"Nosso objetivo vai além de fornecer dados para tornar a gestão municipal mais eficiente durante eventos extremos; queremos ajudar a construir um ambiente de integração entre poder público e academia para que o conhecimento produzido dentro da Universidade possa ser aplicado pela sociedade para solucionar demandas reais”, explicou o docente.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de observar softwares especializados, aprender técnicas de georreferenciamento e compreender como os sistemas de informações espaciais podem ser aplicados. Para o professor, a aproximação entre teoria e prática é parte fundamental do conceito do Ciex, em razão da sua característica interinstitucional, unindo diferentes atores engajados no mesmo objetivo: tornar a Região Sul do Estado mais resiliente frente aos eventos extremos.

Em 2026, o Ciex continuará realizando atividades de formação e capacitação em diferentes frentes, reforçando o seu compromisso em ser o primeiro e único centro de observação e previsão de eventos extremos voltado para a Região Sul do Rio Grande do Sul.