A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é uma das seis universidades brasileiras selecionadas para integrar o espaço do Ministério da Educação (MEC) na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 21 a 26 de outubro de 2025, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
FURG inicia formação interna sobre influência da IA no ensino, pesquisa e extensão
PPGEA convida para aula aberta sobre Lélia Gonzalez
Professora da FURG profere palestra na "4ª Jornadas Didácticas para profesores de ELE"
Segundo Dinalva Sales, diretora de Pesquisa da FURG, a universidade recebeu convite do MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), para submeter uma proposta de participação no estande do ministério durante o evento.
“Foi enviada uma carta-convite para todas as instituições de ensino superior. A FURG preparou e submeteu sua proposta, e fomos contemplados. De seis instituições, a FURG foi uma das que conseguiram espaço físico para levar seu material e suas ações institucionais a Brasília”, destaca Dinalva.
O MEC, em sua carta de convite, ressaltou o papel estratégico das universidades públicas na SNCT:
“As Universidades Federais têm papel de destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando pesquisas, tecnologias e soluções que impactam diretamente o futuro do país. Queremos, desta vez, contar com sua participação ativa para fortalecer, na capital do país, a presença da ciência pública e da educação superior brasileira nesse importante espaço de diálogo com a sociedade.”
Além das ações em Brasília, a FURG também realizará atividades locais integradas à programação nacional, contempladas com fomento do CNPq.
“Aqui em Rio Grande teremos a Feira de Ciências, e também ações em outros municípios: uma Mostra de Ciências em Santo Antônio da Patrulha, atividades com comunidades quilombolas em São Lourenço do Sul e o projeto ‘Ciência na Praça’, em Santa Vitória do Palmar”, explica Dinalva.
A Secretaria de Comunicação (Secom) da universidade também atua de forma articulada na iniciativa, contribuindo para a construção de uma proposta institucional que fortalece a visibilidade da produção científica e o diálogo entre universidade e sociedade. De acordo com a secretária de Comunicação, Alana Pedruzzi, o processo foi construído de forma colaborativa:
“A Secom provocou e aglutinou o grupo envolvido a pensar em uma proposta integradora para a popularização da ciência, reunindo atividades que já aconteciam na universidade, mas que poderiam ser combinadas. A partir disso, desenvolvemos um plano de comunicação para mostrar à comunidade universitária o movimento que será realizado entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, envolvendo toda a multicampia da FURG”, explica.
Envolvido diretamente com a proposta apresentada ao MEC, o coordenador de comunicação da Secom, Guilherme da Luz, explica que a participação da universidade na SNCT representa um marco na nova estratégia institucional de fortalecimento da divulgação científica:
“Desde o início de 2025, a Secom vem trabalhando para consolidar uma cultura de divulgação da pesquisa e da inovação na FURG. A participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Propesp, é nossa primeira experiência em editais de fomento nessa área e simboliza um resultado importante desse novo movimento”, afirmou.
Com presença nacional e ações locais, a FURG reafirma seu compromisso com a popularização da ciência, a cultura oceânica e a construção de um futuro sustentável, conectando ensino, pesquisa, extensão e comunidade em uma grande rede de conhecimento.