A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é uma das seis universidades brasileiras selecionadas para integrar o espaço do Ministério da Educação (MEC) na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 21 a 26 de outubro de 2025, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Segundo Dinalva Sales, diretora de Pesquisa da FURG, a universidade recebeu convite do MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), para submeter uma proposta de participação no estande do ministério durante o evento.
“Foi enviada uma carta-convite para todas as instituições de ensino superior. A FURG preparou e submeteu sua proposta, e fomos contemplados. De seis instituições, a FURG foi uma das que conseguiram espaço físico para levar seu material e suas ações institucionais a Brasília”, destaca Dinalva.
O MEC, em sua carta de convite, ressaltou o papel estratégico das universidades públicas na SNCT:
“As Universidades Federais têm papel de destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando pesquisas, tecnologias e soluções que impactam diretamente o futuro do país. Queremos, desta vez, contar com sua participação ativa para fortalecer, na capital do país, a presença da ciência pública e da educação superior brasileira nesse importante espaço de diálogo com a sociedade.”
Além das ações em Brasília, a FURG também realizará atividades locais integradas à programação nacional, contempladas com fomento do CNPq.
“Aqui em Rio Grande teremos a Feira de Ciências, e também ações em outros municípios: uma Mostra de Ciências em Santo Antônio da Patrulha, atividades com comunidades quilombolas em São Lourenço do Sul e o projeto ‘Ciência na Praça’, em Santa Vitória do Palmar”, explica Dinalva.
A Secretaria de Comunicação (Secom) da universidade também atua de forma articulada na iniciativa, contribuindo para a construção de uma proposta institucional que fortalece a visibilidade da produção científica e o diálogo entre universidade e sociedade. De acordo com a secretária de Comunicação, Alana Pedruzzi, o processo foi construído de forma colaborativa:
“A Secom provocou e aglutinou o grupo envolvido a pensar em uma proposta integradora para a popularização da ciência, reunindo atividades que já aconteciam na universidade, mas que poderiam ser combinadas. A partir disso, desenvolvemos um plano de comunicação para mostrar à comunidade universitária o movimento que será realizado entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro, envolvendo toda a multicampia da FURG”, explica.
Envolvido diretamente com a proposta apresentada ao MEC, o coordenador de comunicação da Secom, Guilherme da Luz, explica que a participação da universidade na SNCT representa um marco na nova estratégia institucional de fortalecimento da divulgação científica:
“Desde o início de 2025, a Secom vem trabalhando para consolidar uma cultura de divulgação da pesquisa e da inovação na FURG. A participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Propesp, é nossa primeira experiência em editais de fomento nessa área e simboliza um resultado importante desse novo movimento”, afirmou.
Com presença nacional e ações locais, a FURG reafirma seu compromisso com a popularização da ciência, a cultura oceânica e a construção de um futuro sustentável, conectando ensino, pesquisa, extensão e comunidade em uma grande rede de conhecimento.