REPRESENTATIVIDADE

Durante reunião do Pacto Rio Grande, FURG apresenta estratégias para fomentar a Cultura Oceânica na cidade

Encontro foi realizado na Portos RS e contou com representantes da quádrupla hélice

Lançado em 2022 com a intenção de propor iniciativas para gerar mais inovação, atrair investimentos e fomentar o ambiente positivo ao empreendedorismo e à inovação no município de Rio Grande, o Grande Pacto pela Inovação realizou mais uma reunião nesta última quinta-feira, 17. Na oportunidade, em encontro na sede da Portos RS, a reitora Suzane Gonçalves e a professora do Instituto de Oceanografia (IO), Dione Kitzmann apresentaram estratégias voltadas para o fomento da Cultura Oceânica no currículo escolar.

Notícias Relacionadas
Participaram da reunião a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira; o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; o gerente da Regional Sul do Sebrae RS, Ciro Vives; o secretário de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar; Victor Magalhães; o coordenador do Grande Pacto e professor do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Artur Gibbon, bem como outros representantes do Sebrae.

Na oportunidade, a professora Dione apresentou o contexto de criação, os objetivos e o projeto pedagógico do curso Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, ofertado em nível de Especialização - modalidade EAD -, na intenção de atender à urgente necessidade de promover a Cultura Oceânica e de aprimorar continuamente os educadores. O curso tem início marcado para o segundo semestre de 2025, com duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas.

De acordo com Suzane, a iniciativa é o resultado de uma discussão ampla e debatida em diferentes níveis, alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU/UNESCO, e, em especial, é fruto de uma construção de mais de dois anos junto às escolas atendidas por programas da Universidade no âmbito do currículo azul.

“Quem pensa as políticas públicas e quem trabalha com ações voltadas à implementação de atividades educacionais deve, primeiro, conhecer a realidade das escolas e construir as propostas junto a elas. Caso contrário, nenhuma ação tomada de forma vertical e desconectada desse contexto escolar funcionará”, destaca a reitora durante a reunião.

Ineditismo

Em abril de 2025, foi assinado um Protocolo de Intenções entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Unesco, tornando o Brasil pioneiro na articulação entre educação e cultura oceânica, para a implementação do tema nas escolas do país. Nesse contexto, o Curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica visa formar professores da Educação Básica no campo da Cultura Oceânica e Sustentabilidade, ampliando o entendimento sobre a importância do Oceano em nossas vidas e a nossa relação com ele.

O curso ofertado pela FURG integra o compromisso do Governo Brasileiro no desenvolvimento de um Currículo Azul nos níveis municipal, estadual e federal, em consonância com uma das metas estabelecidas pela Unesco e se soma à mobilização de estudantes por meio do Programa Escola Azul.

“A nossa proposta tem um grande diferencial, pois o curso Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica não busca implementar o currículo Azul na escola sem levar em consideração o contexto escolar, mas, sim, foca na formação dos professores, levando essa discussão para dentro das escolas em um contexto melhor trabalhado e mais articulado. Dessa forma, após a formação, o projeto pedagógico da escola e a rede podem escolher se tornar uma escola azul, diferente de estratégias impositivas que não possuem resultados eficazes”, completa a reitora.

O foco do Grande Pacto pela Inovação de Rio Grande é a Economia do Mar, considerada uma das vocações do município. As reuniões e as ações do grupo buscam, cada vez mais, explorar os diversos setores voltados à atividade marítima no município, como atividades portuárias, indústria pesqueira, energia renovável, turismo, entre outros, com o suporte dos representantes da quádrupla hélice para potencializar a pesquisa e a inovação voltadas à formulação de estratégias eficientes para ampliar o alcance e os investimentos do setor.

 

Galeria

Encontro foi realizado na Portos RS e contou com representantes da quádrupla hélice

Hiago Reisdoerfer/Secom