Lançado em 2022 com a intenção de propor iniciativas para gerar mais inovação, atrair investimentos e fomentar o ambiente positivo ao empreendedorismo e à inovação no município de Rio Grande, o Grande Pacto pela Inovação realizou mais uma reunião nesta última quinta-feira, 17. Na oportunidade, em encontro na sede da Portos RS, a reitora Suzane Gonçalves e a professora do Instituto de Oceanografia (IO), Dione Kitzmann apresentaram estratégias voltadas para o fomento da Cultura Oceânica no currículo escolar.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Na oportunidade, a professora Dione apresentou o contexto de criação, os objetivos e o projeto pedagógico do curso Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica, ofertado em nível de Especialização - modalidade EAD -, na intenção de atender à urgente necessidade de promover a Cultura Oceânica e de aprimorar continuamente os educadores. O curso tem início marcado para o segundo semestre de 2025, com duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas.
De acordo com Suzane, a iniciativa é o resultado de uma discussão ampla e debatida em diferentes níveis, alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU/UNESCO, e, em especial, é fruto de uma construção de mais de dois anos junto às escolas atendidas por programas da Universidade no âmbito do currículo azul.
“Quem pensa as políticas públicas e quem trabalha com ações voltadas à implementação de atividades educacionais deve, primeiro, conhecer a realidade das escolas e construir as propostas junto a elas. Caso contrário, nenhuma ação tomada de forma vertical e desconectada desse contexto escolar funcionará”, destaca a reitora durante a reunião.
Ineditismo
Em abril de 2025, foi assinado um Protocolo de Intenções entre Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio da Unesco, tornando o Brasil pioneiro na articulação entre educação e cultura oceânica, para a implementação do tema nas escolas do país. Nesse contexto, o Curso de Especialização em Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica visa formar professores da Educação Básica no campo da Cultura Oceânica e Sustentabilidade, ampliando o entendimento sobre a importância do Oceano em nossas vidas e a nossa relação com ele.
O curso ofertado pela FURG integra o compromisso do Governo Brasileiro no desenvolvimento de um Currículo Azul nos níveis municipal, estadual e federal, em consonância com uma das metas estabelecidas pela Unesco e se soma à mobilização de estudantes por meio do Programa Escola Azul.
“A nossa proposta tem um grande diferencial, pois o curso Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica não busca implementar o currículo Azul na escola sem levar em consideração o contexto escolar, mas, sim, foca na formação dos professores, levando essa discussão para dentro das escolas em um contexto melhor trabalhado e mais articulado. Dessa forma, após a formação, o projeto pedagógico da escola e a rede podem escolher se tornar uma escola azul, diferente de estratégias impositivas que não possuem resultados eficazes”, completa a reitora.
O foco do Grande Pacto pela Inovação de Rio Grande é a Economia do Mar, considerada uma das vocações do município. As reuniões e as ações do grupo buscam, cada vez mais, explorar os diversos setores voltados à atividade marítima no município, como atividades portuárias, indústria pesqueira, energia renovável, turismo, entre outros, com o suporte dos representantes da quádrupla hélice para potencializar a pesquisa e a inovação voltadas à formulação de estratégias eficientes para ampliar o alcance e os investimentos do setor.