RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

Docentes do Conviva participaram da primeira edição de curso sobre enfrentamento ao assédio na escola

Evento foi realizado pelo IFSul neste mês de novembro; nova ação já é prevista para 2025

Foto: Divulgação

Nos dias 6 e 8 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) ofertou aulas presenciais e assíncronas que compuseram a primeira edição do curso: “Prevenção e enfrentamento ao assédio na escola” (CPAVE). A ação, que aconteceu in loco nos campi de Pelotas e Sapucaia do Sul, contou com a participação das professoras do Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas da FURG (Conviva): Simone de Biazzi, Derocina Alves Campos Sosa, Anne Pinheiro Leal e Suzana de Oliveira Malta. As docentes ficaram responsáveis pela disciplina Cultura de Paz e Mediação de Conflitos.

Notícias Relacionadas
O curso teve encerramento oficial nesta última sexta-feira, 22; foi coordenado pelo Departamento de Educação Inclusiva em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de pessoas da Instituição. Ao todo, a ação somou 180h de duração, na intenção de atender à crescente demanda por formação continuada de servidores no que tange temas sensíveis como assédio sexual, violência no cotidiano escolar, direitos humanos, questões étnico-raciais e de gênero. De acordo com o site do IFSul, o evento teve como objetivo a promoção de ambientes educacionais mais seguros e inclusivos.

Uma nova ação já é prevista para 2025, com a disponibilização do curso pela Plataforma MUNDI do IFSul, em formato MOOC, autoinstrucional aberto a toda a sociedade.