Na última semana de setembro foi realizada mais uma reunião do Comitê de Graduação (Comgrad), organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd); a iniciativa visa aprofundar questões relacionadas ao ensino na FURG junto com as coordenações de cursos e direções de unidades acadêmicas. Na oportunidade, o tema do encontro debateu a evasão e retenção de estudantes, culminando com a apresentação da pesquisa realizada pela Diretoria de Avaliação Institucional com egressos da Universidade acerca de suas opiniões e experiências durante a graduação.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
De acordo com a organização do estudo, a ação teve o intuito de contribuir para a melhoria continua dos cursos de graduação presenciais da FURG, consistindo em um formulário digital para a coleta de informações referentes às atividades atuais dos egressos, assim como, suas opiniões sobre os cursos concluídos na Universidade. Ao todo, participaram como respondentes 2067 pessoas, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.
Em linhas gerais, o intuito da pesquisa envolve, além de acompanhar o estudante após o encerramento do seu vinculo ativo com a Instituição, também servir como uma ferramenta de gestão para coordenadores e diretores, uma vez que apresenta uma série de indicadores importantes para ações administrativas como o preparo para o mercado do trabalho, a contribuição para a formação cidadã, experiência com professores e até mesmo, pode servir como o embasamento para futuras alterações do Quadro Sequencial Lógico (QSL).
Para esta pesquisa, foi selecionado um público alvo de egressos que concluíram seus cursos entre 2013 e 2020 - período em que a Universidade possuía 60 cursos de graduação presenciais. Uma das amostragens que o estudo aponta com esta população é o alto índice de inserção no mercado de trabalho: 81,81% dos participantes estão trabalhando atualmente, sendo que, deste percentual, mais da metade está atuando na sua área de formação.
De acordo com o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Maia Nery, realizar este estudo era um desejo antigo da Universidade. “Havia uma necessidade de ouvir os nossos egressos; inclusive, a pesquisa mais recente junto à comunidade acadêmica indica que os estudantes sentem falta de ter este contato, para saber mais detalhes sobre a realidade do mercado de trabalho nas suas futuras áreas, ou ainda sobre outras formas de se preparar para o que vem depois da conclusão do curso de graduação”, explicou o professor.
No que toca a pós-graduação, o estudo indica que 71,41% dos respondentes possui ou está cursando uma pós-graduação atualmente.
Um olhar sobre a FURG
Além de acompanhar o estudante no seu momento após a conclusão da graduação, o estudo também se propõe a colher informações sobre as suas percepções enquanto estudante ativo da Universidade. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a investigar a forma com que estes egressos enxergam o processo formativo dos seus cursos, bem como a preparação para o mercado de trabalho e o incentivo à pós-graduação; e, ainda, como essa percepção varia de acordo com a sua atividade atual.
Estes indicadores se desdobram em uma série de condicionantes que, juntos, compõem uma base de dados robusta para que gestores possam realizar tomadas de decisão em ordem de aprimorar constantemente a qualidade do curso e o seu nível de atualização em relação às demandas do mundo real.
Os resultados estão disponíveis para toda comunidade e podem ser acessados diretamente na página da Diretoria de Avaliação Institucional.