O Centro Integrado de Pesquisa (CIP), vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG, divulgou o relatório sobre o custo do cesto básico referente ao mês de junho na cidade do Rio Grande.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
O custo do cesto básico no mês de junho, comparado ao mês de maio do mesmo ano, encerrou com uma queda de 1,58%. Tomate e margarina lideraram o aumento no custo do cesto básico em junho.
A base da metodologia do cesto básico se dá através do acompanhamento de famílias com média de três pessoas e com faixa de renda de 01 a 21 salários mínimos, com foco na identificação dos principais produtos adquiridos mensalmente.
O custo do cesto básico é composto por 51 produtos, classificados em grupos, como alimentação, gás de cozinha, higiene e limpeza. Entre eles estão presentes a cerveja e o cigarro, embora teoricamente não sejam itens de extrema necessidade, de acordo com as pesquisas esses dois produtos, tanto a cerveja quanto o cigarro, são produtos presentes no consumo das famílias as quais integraram a pesquisa.
Confira abaixo o documento na íntegra.