Em julho, o contexto Paideia - Educação Popular, ligado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior, Instituto de Educação e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), realizou encontros de formações políticas e pedagógicas para o seu corpo de educadoras e educadores.
FURG abre seleção para 606 vagas complementares em cursos de graduação
FURG recebe tutoras da Rede Alyne para fortalecer formação em Enfermagem Obstétrica
Em São Lourenço do Sul, reitoria empossa nova direção do campus e inaugura Banco Vermelho
Esse entendimento das territorialidades e das individualidades dos educandos, na cidade do Rio Grande, apresenta-se nos encontros síncronos entre educandos e educadores. No centro desses momentos, estariam temas como o aumento da tarifa do transporte público, a privatização de setores estratégicos, o agravamento do desemprego devido à pandemia e as transversalidades de gênero, classe e etnia. Simultaneamente, reforçou-se a imprescindibilidade da escuta e do diálogo no espaço de aula síncrona, reinventando e adaptando o momento virtual à produção e construção conjunta de conhecimentos.
Além disso, o contexto aborda os conteúdos do ENEM nesses espaços, tendo em vista que é uma avaliação essencial ao ingresso no Ensino Superior. Contudo, o Paideia se afirma para além desse ingresso, adotando uma postura dialógica e cidadã, a qual possui como horizonte uma Educação política, humanizada e transformadora.
Nas formações, os educadores debateram obras literárias de Glória J. Watkins e de Paulo Freire, as suas compreensões sobre o referencial teórico e as relações com a prática pedagógica. Na conclusão dessas reuniões, por exemplo, foi reiterada a ideia de que os educandos desde cedo possam se apoderar da FURG, ou seja, de que a comunidade local do Rio Grande possa se apropriar da universidade.
*Estagiária de jornalismo, com supervisão de Fernando Halal.